Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Anvisa aprova vacina contra Covid da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Imunizante, liberado para uso pediátrico nos Estados Unidos e na Europa, demonstrou segurança e eficácia para o grupo

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 dez 2021, 12h23 - Publicado em 16 dez 2021, 11h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A vacina contra a Covid-19 da Pfizer foi liberada para crianças de 5 a 11 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quinta-feira, 16. Na avaliação da agência, os dados apresentados pela farmacêutica demonstraram segurança e eficácia para este grupo. O imunizante está liberado para esta faixa etária nos Estados Unidos e na Europa. A decisão será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

    “Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a gente entende que o número de casos de Covid-19 tem sido representativo na população pediátrica. Temos um perfil de segurança e reatogenicidade positivo com a vacinação e resultados importantes de anticorpos nessa população. A contribuição das sociedades médicas pesam nessa avaliação de risco-benefício que a gente está fazendo”, explicou Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

    Segundo Mendes, eventos adversos como miocardite e periocardite são considerados raros,  de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Então, os benefícios da vacina superam os eventuais riscos.

    O frasco do imunizante para crianças será na cor laranja, diferente da versão para adultos, algo para garantir a segurança na aplicação. Gerente-geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da agência, Suzie Marie Gomes informou que não será permitido fazer a diluição da vacina de adultos para as crianças.

    “Crianças que completarem 12 anos entre as doses devem manter o esquema com a dose pediátrica”, acrescenta. As doses poderão ser aplicadas assim que estiverem disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

    Continua após a publicidade

    Para fazer a análise, a Anvisa realizou ainda reuniões com representantes de entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

    No Brasil, a vacina da Pfizer recebeu a autorização para ser aplicada em jovens acima de 12 anos em junho deste ano. O pedido para inclusão da faixa de 5 a 11 anos foi feito no dia 12 de novembro. Os Estados Unidos aprovaram o imunizante para crianças com mais de 5 anos no início do mês passado e, no fim do mês, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também liberou a dose para o público infantil.

    As crianças de 5 a 11 anos recebem um terço da dose (dez microgramas) aplicada em jovens com mais de 12 anos. Um estudo com quase 2 mil crianças, mostrou que o imunizante é 90,7% eficaz para evitar casos sintomáticos da doença.

    Continua após a publicidade

    CoronaVac

    Na noite desta quarta-feira, 15, o governador João Doria anunciou que o Instituto Butantan fez uma nova solicitação à agência para a autorização de uso da CoronaVac para o público de 3 a 17 anos. Um pedido feito em agosto foi negado pela Anvisa, que justificou limitação nos dados apresentados.

    “Pais e mães de todo o Brasil aguardam com ansiedade o momento de imunizar seus filhos”, disse, no Twitter, o governador.

    Segundo a Anvisa, o prazo de avaliação das informações é de até 30 dias.

    Continua após a publicidade

    O que significa nacionalmente a união política de Lula e Alckmin? — Entrevista com Gilberto Kassab

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.