Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Adolescentes veem pais como modelo para vida sexual

Estudo mostrou que a família influencia mais que os amigos e celebridades

Por Da Redação 15 jun 2011, 18h30

Os pais são os grandes responsáveis pelos rumos que os filhos vão tomar em suas vidas sexuais, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pela Universidade de Montreal, no Canadá. De acordo com os resultados da pesquisa nacional, 45% dos adolescentes consideram seus pais como principal modelo de sua sexualidade. Os amigos apareceram em segundo lugar, com 32%. Apenas 15% inspiraram-se nas celebridades.

A pesquisa revelou que os adolescentes que se dizem influenciados por seus pais vivem em familias em que a sexualidade é discutida abertamente. Além disso, os pais desses adolescentes têm mais consciência dos riscos e consequências de doenças sexualmente transmissíveis.

Apesar dos resultados, 78% das mães que participaram da pesquisa acreditam que seus filhos são influenciados pelo comportamento sexual dos amigos. Elas também afirmam que a falta de envolvimento e de comunicação com a família é extremamente prejucial aos jovens. “Os pais parecem subestimar seu papel nessa discussão e o impacto que isso pode ter”, disse Jean-Yves Frappier, autor do estudo e membro do centro da pesquisa do Hospital Sainte-Justine. “Profissionais de saúde e os veículos de comunicação têm uma grande responsabilidade em estimular que os pais aumentem a comunicação com seus filhos no que diz respeito a questões de saúde sexual”, completou Frappier.

Para a pesquisa, foram entrevistados 1.171 jovens com idades entre 14 e 17 anos e 1.139 mães de adolescentes. O questionário tocou em temas como informações sobre sexualidade e comunicação com a família sobre a saúde sexual. Os resultados do estudo serão apresentados na Conferência Anual da Sociedade Canadense de Pediatria, no dia 18 de junho.

Abaixo, o médico hebiatra (especialista em adolescentes) Maurício de Souza Lima explica como abordar o tema sexualidade com os filhos:

Continua após a publicidade
Publicidade