A hora certa de tomar remédios contra a pressão alta
Cientistas ingleses conduzem um dos mais extensos trabalhos sobre o tema e chegam a uma resposta definitiva surpreendente
Não há hora certa para tomar remédio contra a pressão alta. Nem pela manhã nem à noite. O importante é não pular doses, demonstrando adesão real ao tratamento de um dos mais importantes fatores de risco para infarto e acidente vascular cerebral. A conclusão é de um robusto estudo realizado por cientistas ingleses e derruba o entendimento em vigor até agora de que o melhor momento para tomar o anti-hipertensivo seria à noite.
Os pesquisadores avaliaram as respostas de 21 mil pessoas divididas em dois grupos: o primeiro recebeu a medicação pela manhã e o segundo, à noite. Eles foram acompanhados durante cinco anos.
Os resultados mostraram que o índice de eventos nos dois grupos foi semelhante.
Investigador principal do estudo, Thomas MacDonald, da Universidade de Dundee, resumiu assim a conclusão da pesquisa: “O trabalho foi um dos maiores já realizados e fornece uma resposta definitiva sobre o assunto. A taxa de infarto e acidente vascular independe do horário em que se toma o anti-hipertensivo. Pessoas com pressão alta devem tomar seus medicamentos regularmente na hora mais conveniente para elas.”






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)