Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sérgio Cabral entrega de imóveis a joias para reduzir pena

Bens avaliados em 40 milhões de reais garantiram redução de oito anos e meses da pena de prisão; ex-primeira dama Adriana Ancelmo também foi beneficiada

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 4 jul 2018, 15h59 - Publicado em 4 jul 2018, 11h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Réus na mesma ação que condenou o empresário Eike Batista a trinta anos de prisão, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) e sua mulher, Adriana Ancelmo, tiveram direito à redução de pena depois de entregarem à Justiça Federal bens avaliados em cerca de 40 milhões de reais. No caso do ex-governador (condenado a 22 anos e oito meses), a redução chegou a oito anos e oito meses. Já a ex-primeira-dama, sentenciada a quatro anos e seis meses de prisão no regime semiaberto, teve a pena reduzida em quatro anos.

    A lista de bens entregues pelo casal inclui imóveis (entre eles uma casa em Mangaratiba avaliada em 8 milhões de reais), joias e carros, além de valores depositados em contas bloqueadas. A casa em Mangaratiba chegou a ser levada a leilão, que acabou suspenso. Cabral e Adriana Ancelmo comunicaram à Justiça que abririam mão espontaneamente dos bens. Cerca de 15 milhões de reais foram encontrados em contas bancárias vinculadas ao casal, a maioria em nome da ex-primeira-dama.

    A redução de pena é prevista na lei de lavagem de dinheiro, que permite corte de até dois terços ou isenção de pena. O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, decidiu, no caso de Adriana, zerar a punição por lavagem de dinheiro, por entender que os bens devolvidos eram superiores ao prejuízo com o crime.

    Alvo de 24 processos, o ex-governador do Rio já foi condenado na Lava Jato (no Rio e em Curitiba) seis vezes. As penas do emedebista somam mais de 100 anos de reclusão.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.