Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Sem Aécio, PSDB lança Anastasia como pré-candidato ao governo de MG

Enfraquecido no estado nas eleições de 2014 e 2016, partido temia perder força sem um candidato. Alckmin ganha palanque no segundo maior colégio eleitoral

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 14 Maio 2018, 21h06 - Publicado em 14 Maio 2018, 20h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Plenário do Senado - Antonio Anastasia (PSDB-MG)
    O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) (Geraldo Magela/Agência Senado)

    Em ato que não teve a participação do senador Aécio Neves, o PSDB de Minas Gerais lançou nesta segunda-feira, 14, o também senador Antônio Anastasia como pré-candidato ao governo do estado nas eleições de outubro. O anúncio foi feito em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento teve a presença de prefeitos, vereadores do partido e de legendas aliadas.

    Publicidade

    Até cerca de dois meses atrás, Anastasia, que governou Minas de 2011 a 2014, afirmava que não disputaria o cargo. O parlamentar, no entanto, foi pressionado a mudar o posicionamento. O temor era que, sem um nome na disputa pelo Palácio da Liberdade, a legenda tenderia a se enfraquecer em Minas. Além disso, Geraldo Alckmin, que disputará a Presidência pelo PSDB, não teria um palanque forte no estado, segundo maior colégio eleitoral do país.

    Publicidade

    Antonio Anastasia lançou sua pré-candidatura com discurso pela “reconstrução” de Minas, hoje governada por Fernando Pimentel (PT). Ele disse que vai reorganizar finanças públicas e investir em educação, saúde e segurança, com valorização dos servidores públicos. Segundo o pré-candidato, o PSDB já tem o apoio do PSD e PSC.

    Derrotados nas eleições para o governo do Estado em 2014 e na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 2016, os tucanos tiveram a situação agravada em Minas Gerais depois dos escândalos que tiveram Aécio Neves como protagonista.

    Publicidade

    O senador e sua irmã, Andrea Neves, considerada seu braço direito, são réus no Supremo Tribunal Federal (STF) em processo por corrupção passiva e obstrução à Justiça. O tucano foi gravado pelo empresário e delator Joesley Batista a lhe pedir 2 milhões de reais para, supostamente, custear sua defesa na Operação Lava Jato.

    Continua após a publicidade

    Aécio também é investigado em outras ações no STF. Sem citar os processos sobre o aliado, Anastasia afirmou que o correligionário decidirá “a seu tempo e hora”, se será candidato em outubro. “O importante agora é fazer o lançamento da pré-candidatura e continuar conversando com os partidos”. O senador afirmou ainda que terá o comando da campanha no estado.

    Publicidade

    Em discurso, o presidente estadual do PSDB, deputado federal Domingo Sávio, ao citar Aécio Neves, disse que o senador pediu para agradecer a todos que compareceram ao ato e que “por ter compromisso com Minas”, e seguir tentando provar sua inocência, o tucano preferiu não comparecer ao lançamento da pré-candidatura de Antonio Anastasia.

    Anastasia foi vice de Aécio na eleição vencida pela chapa tucana em 2006 e assumiu o cargo em 2010, quando o então governador renunciou para concorrer ao Senado. Antonio Anastasia foi reeleito e governou até 2014, quando deixou o posto para disputar uma cadeira de senador.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.