Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Robôs turbinam campanhas pró-Bolsonaro e por impeachment de Doria

Um dos perfis chegou a retuitar a frase #bolsonarotemrazao 433 vezes e #impeachmentdodoria, 354 vezes, em menos de dois dias - quase 16 postagens por hora

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 mar 2020, 10h54 - Publicado em 26 mar 2020, 20h23

Alvo de panelaços diários e isolado politicamente pela forma como vem conduzindo a reação à pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro vem recebendo apoio maciço de deputados, youtubers e apoiadores nas redes sociais. Nem todos eles, no entanto, são de verdade. Duas campanhas levantadas no Twitter nos últimos dois dias – uma que diz “Bolsonaro tem razão” e outra que pede o “Impeachment do Doria” – foram alimentadas em partes por robôs e alcançaram os trending topics (assuntos mais comentados) da rede social.

ASSINE VEJA

Coronavírus: a salvação pela ciência
Coronavírus: a salvação pela ciência Enquanto os melhores laboratórios do mundo entram em uma luta bilionária contra a doença, países trazem experiências bem-sucedidas para que a vida e a economia voltem à normalidade ()
Clique e Assine

Um dos perfis chegou a retuitar a frase #bolsonarotemrazao 433 vezes e #impeachmentdodoria, 354 vezes, em menos de dois dias – ou seja, foram quase 16 postagens por hora (veja imagem abaixo). Num espaço de um ano, a conta havia publicado ao todo 711.000 posts – quase 1.900 por dia. Outra conta publicou #bolsonarotemrazao 559 vezes, e a #impeachmentdodoria, 228 vezes – novamente, quase 16 tuítes por hora. Em um ano, o perfil fez 105.000 publicações – o que equivale a mais de 280 por dia.

Mapeamento 1
Em uma dia, perfil fez quase 800 retuítes com hashtags críticas ao governador João Doria (PSDB) e favoráveis ao ´presidente Jair Bolsonaro (Reprodução/Reprodução)

 

Veja aqui mais dados do mapeamento.

“A estratégia deles é jogar nos trending topics para pegar a aderência da população normal”, disse um especialista que faz monitoramento de redes sociais para políticos. O governador João Doria (PSDB) entrou na mira das milícias digitais após o bate-boca que teve com Bolsonaro nesta quarta-feira. Em reunião por videoconferência, o tucano lamentou o pronunciamento do presidente e disse que ele “precisa dar o exemplo”. Bolsonaro retrucou, afirmando que o governador “apoderou-se” do seu nome para se eleger governador e que depois “virou as costas” e começou a atacá-lo “covardemente”.

Continua após a publicidade
Mapeamento 2
Outro perfil com características de robô pelo alto número de retuítes contra Doria e a favor de Bolsonaro (Reprodução/Reprodução)

 

O laboratório de democracia digital da FGV (Fundação Getulio Vargas) fez um monitoramento sobre a campanha pró e contra Bolsonaro nas redes sociais em relação ao pronuncimento do presidente na terça-feira. Num primeiro momento, sobressaiu-se a oposição à fala do presidente, que pediu o “fim do confinamento em massa” e chamou o coronavírus de “gripezinha”. Depois, a base pró-bolsonaro se reorganizou e vem dominando o debate no Twitter até agora.

A hashtag #bolsonarotemrazao conseguiu cerca de 600.000 tuítes, enquanto o #impeachmentdedoria, 100.000, até a publicação desta reportagem.

Continua após a publicidade

Veja aqui mais dados do mapeamento.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.