Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Relator retira ‘emenda Lula’ da proposta de reforma política

Vicente Cândido (PT-SP) afirmou que excluiu parte do texto que vetava prisão de candidato a oito meses da eleição a pedido do próprio ex-presidente petista

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h58 - Publicado em 1 ago 2017, 12h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), afirmou nesta terça-feira que vai retirar da proposta a chamada “emenda Lula. O texto, que havia sido inserido no relatório do parlamentar, ampliaria para até oito meses a proibição para que candidatos sejam presos antes das eleições.

    Ao incluir o texto na reforma, Cândido alegava que o momento político exigia uma reação do Congresso. O deputado afirmou que retirou a emenda após uma determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Decidi retirar. Saí com Lula e ele disse: ‘Já que a emenda é minha, faço com ela o que quiser. Retire-a’.”

    Cândido havia admitido que a regra beneficiaria Lula e que fora pensada para “blindar” não só o ex-presidente, mas outros políticos que são investigados. “Lula também, como qualquer outro. É a nossa arma contra esse período de judicialização da política”, disse o deputado em julho.

    O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Se a decisão for respaldada na segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o petista será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficará impossibilitado de se candidatar à Presidência da República em 2018.

    O advogado e ex-juiz estadual Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, declarou que a proposta para salvar o ex-presidente era “injustificável”. Segundo ele, além de prejudicar a aplicação da legislação em casos de políticos condenados, a proposta poderia facilitar candidaturas financiadas pelo crime organizado.

    Continua após a publicidade

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.