Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Quem se lembra do mensaleiro petista Henrique Pizzolato?

Condenado e preso por desvios de recursos públicos, ex-diretor do Banco do Brasil terá de devolver parte do que desviou da instituição

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 mar 2022, 11h48 - Publicado em 22 mar 2022, 10h47

Diretor do Banco do Brasil no primeiro mandato do ex-presidente Lula, Henrique Pizzolato terá de devolver 2 milhões de reais  à instituição. A cobrança está sendo feita pelo Tribunal de Contas da União, que classificou como irregulares contratos de publicidade assinados pelo petista com as agências Des Marketing e a Ogilvy & Mather Brasil Comunicação. O valor é a soma da condenação de 1,99 milhão mais uma multa de 66 mil reais.

Segundo processo do TCU, as agências de publicidade se apropriaram de maneira indevida de recursos que deveriam ter sido repassados ao banco.  O processo é um desdobramento do mensalão, o escândalo de corrupção que envolveu a cúpula do PT e do governo Lula em um esquema de suborno de parlamentares com dinheiro público.

Em 2012, Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por corrução passiva, peculato e lavagem de dinheiro e teve sua prisão determinada pela Supremo Tribunal Federal, mas fugiu. No ano seguinte, em 2014, o ex-diretor foi preso na cidade de Maranello, na Itália, por porte de documentos falsos. Extraditado, ele cumpriu pena na penitenciária da Papuda, em Brasília, até 2017, quando recebeu a liberdade condicional.

Ele e as empresas envolvidas têm 15 dias para devolver o dinheiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.