Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pai de Rodrigo Maia diz que poderá disputar governo do Rio

Cesar Maia, atual vereador e ex-prefeito da capital, confirmou a VEJA a intenção de concorrer ao Palácio Guanabara no ano que vem

Por Cássio Bruno 23 jul 2021, 18h26

O vereador do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), de 76 anos, afirmou nesta sexta-feira, 23, a sua intenção de concorrer ao governo do estado. Em entrevista a VEJA, o ex-prefeito, pai do deputado federal Rodrigo Maia (sem partido), disse que a possibilidade foi discutida com seu grupo político. A expectativa até então era de que Cesar disputasse a única vaga para o Senado nas eleições de 2022. Recentemente, seu filho foi expulso do DEM após desentendimento com o presidente nacional do partido, Antônio Carlos Magalhães Neto.

– Vou aguardar as pesquisas (de intenção de voto). O cenário para governador me parece mais claro – disse Cesar Maia. Perguntado sobre seu mote de campanha, o vereador respondeu: “(geração de) emprego e renda”. O ex-prefeito, no entanto, ainda não sabe por qual partido disputaria o Palácio Guanabara. “É uma decisão recente (sobre disputar o governo). A partir de agora, virão os detalhes”, acrescentou.

Rodrigo Maia, por enquanto, não se filiou a nenhuma legenda, mas o próprio deputado declarou às Páginas Amarelas de VEJA, em 1º de julho, que a tendência é ir mesmo para o PSD, onde já estão seus aliados, como o prefeito Eduardo Paes. Em maio, Paes manifestou simpatia à pré-candidatura ao governo de Felipe Santa Cruz, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O dono do PSD é Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo. 

Em 2018, Cesar Maia perdeu a eleição para o Senado. Ele liderava todas as pesquisas. Na reta final da apuração dos votos, porém, foi ultrapassado por Arolde de Oliveira, eleito para o cargo junto com Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Arolde, que morreu de Covid-19, tinha o apoio do clã Bolsonaro. Naquele ano, eram duas vagas. Em 2020, Cesar se reelegeu vereador pela terceira vez. O parlamentar foi prefeito do Rio por 12 anos (de 1993 a 1996 e de 2001 a 2008). 

Continua após a publicidade

Em 2012, Cesar surpreendeu ao se aliar a um antigo desafeto, o ex-governador Anthony Garotinho. Os dois lançaram os filhos para concorrer à prefeitura. Rodrigo Maia foi o cabeça de chapa e, Clarissa Garotinho, hoje deputada federal, foi a vice. Rodrigo ficou em terceiro lugar, com 2,94% dos votos. Paes venceu.

Caso Cesar Maia entre mesmo no tabuleiro eleitoral para tentar assumir o governo fluminense, ele terá como possível adversário o atual governador Cláudio Castro (PR), que quer a reeleição. Castro sonha em ter o apoio de Bolsonaro e vem fazendo uma série de inaugurações para ficar mais conhecido da população. Ele assumiu a cadeira após o ex-governador Wilson Witzel (PSC) sofrer impeachment por suspeita de corrupção na área da Saúde durante a pandemia.

O deputado federal Marcelo Freixo também já expôs a vontade de ser governador, como ele revelou com exclusividade a VEJA em 11 de julho. Freixo deixou o PSOL e desembarcou no PSB por acreditar ter mais chances de fazer alianças partidárias e também de atrair o eleitorado do estado que rejeita o seu antigo partido. Outro que demonstra interesse é o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT). 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.