Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘O Greenpeace só nos atrapalha’, diz Bolsonaro

Em entrevista na China, presidente também comentou o lançamento de um programa de criação de empregos e chamou de 'terroristas' os protestos no Chile

Por Da Redação Atualizado em 25 out 2019, 03h33 - Publicado em 25 out 2019, 01h13

Em entrevista a jornalistas durante viagem oficial em Pequim, na China, o presidente Jair Bolsonaro comentou as divergências entre o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e a ONG ambientalista Greenpeace. Bolsonaro não quis entrar em detalhes sobre a insinuação de Salles de que a ONG poderia ter responsabilidade nos vazamentos de óleo no Nordeste, mas disse que a entidade “só atrapalha”.

“O que ele [Ricardo Salles] falou, tenho que conversar com ele para entrar em detalhe, mas o Greenpeace só nos atrapalha”, disse o presidente na China. Em nota mais cedo, a ONG afirmou que as declarações de Salles são uma “cortina de fumaça” para “esconder sua incapacidade de lidar com a situação” e que medidas legais serão tomadas.

Segundo Salles, uma embarcação do Greenpeace estava navegando “em frente ao litoral brasileiro bem na época do derramamento de óleo venezuelano”.

A navio chegou na região dos Corais da Amazônia no começo de setembro deste ano com o objetivo de “expor as ameaças que as petrolíferas fazem ao local”. Em nota, eles afirmam que queriam impedir a exploração de petróleo na área. A imagem publicada por Salles é de fato de um navio do Greenpeace apelidado Esperanza, mas foi tirada em 2017 durante uma missão no litoral da Espanha — não no litoral brasileiro.

Crise no Chile

Na conversa com jornalistas, Bolsonaro também comentou os protestos registrados no Chile na última semana. O país tem uma onda de manifestações desde que o governo anunciou um reajuste na tarifa de metrô, depois suspenso. Ao menos 18 mortes já foram confirmadas em onda de violência.

“O problema do Chile foi gravíssimo. Aquilo não é manifestação, nem reivindicação. São atos terroristas”, disse o presidente brasileiro, que disse já ter recebido informes de atos preparatório de possíveis “manifestações não legais” no Brasil, mas que o ministério da Defesa está preparado para situações do tipo. “As tropas tem que estar preparadas para fazer a manutenção da lei e da ordem”, disse.

Bolsonaro também comentou questões econômicas com jornalistas e antecipou o desenvolvimento de um programa de estímulo ao emprego, que deve ser divulgado pelo governo nas próximas semanas. “O que o Paulo Guedes quer, juntamente com o Rogério Marinho, é uma maneira de estimular o mercado de trabalho para o jovem e também para quem tem mais de 55 anos”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.