Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nos Estados Unidos, Bolsonaro faz visita não agendada à CIA

O presidente foi acompanhado de seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sergio Moro

Por Julia Braun, de Washington, D.C.
Atualizado em 18 mar 2019, 17h53 - Publicado em 18 mar 2019, 11h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro incluiu uma visita oficialmente não prevista à sede da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 18, em sua agenda nos Estados Unidos. Seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ministro da Justiça, Sergio Moro o acompanharam na visita. O evento também não constava na agenda de Moro.

    Não há nenhum acordo previsto para ser assinado entre a CIA e órgãos de inteligência do governo brasileiro. O Itamaraty não informou se a CIA convidou o presidente brasileiro ou se houve demanda de última hora por parte da delegação do Brasil.

    O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência informou que a razão da ida de Jair Bolsonaro à agência americana “está ligada à importância que o presidente confere ao combate ao crime organizado e ao narcotráfico”. As conversas foram sobre “ações da área de inteligência” que incluam a CIA, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o próprio GSI.

    O Itamaraty disse ainda que a visita se relaciona à necessidade de fortalecer ações da área de inteligência que abrangem o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Gabinete de Segurança Institucional, entre outros órgãos.

    Continua após a publicidade

    Em mensagem no Twitter, Eduardo Bolsonaro, que também preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, comentou a visita.

    O líder brasileiro chegou na tarde de domingo 17 a Washington e participou de um jantar com acadêmicos e jornalistas brasileiros na embaixada brasileira na capital americana. Ele terá um encontro na terça-feira 19 com o presidente Donald Trump na Casa Branca.

    Continua após a publicidade

    A reunião desta segunda na CIA não estava prevista na agenda oficial do presidente divulgada pelo Planalto. Para hoje estavam marcados um encontro com Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, uma entrevista exclusiva à emissora Fox News e participação na conferência Brazil Day in Washington, organizada pela Câmara Americana de Comércio.

    Bolsonaro discursará no evento e comparecerá ainda a um jantar oferecido pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos na Câmara.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.