Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Militante que ameaçou juízes do caso Lula é enquadrado pela PF

Manifestante do PCdoB queria “estourar cabeças”. Na frente da Polícia Federal, afinou

A cinco dias do julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula, os ânimos estão acirrados entre os militantes de esquerda – que têm radicalizado em seus discursos, seja nas redes sociais ou em mensagens de celulares. A Polícia Federal identificou um desses manifestantes. Num áudio enviado pelo WhatsApp, Urias Fonseca Rocha, ex-candidato a vereador pelo PCdoB em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, dizia o seguinte: “Se Lula for condenado, temos que brigar até as últimas consequências. Se precisar guerrear, nós temos que guerrear, nós temos que lutar. Nós temos que ir pra rua, ir pro pau. Nós temos que lutar. Talvez, quem sabe, até guerrilha. Montar guerrilha, começar a estourar cabeça de coxinha, de juiz, né, mandar esses golpistas para o inferno (…) Se nós precisar derrubar o prédio, tem que derrubar. Se precisar lutar, tem que lutar. Se precisar pegar cada um daqueles juízes depois da condenação, tem que pegar”.

Diante dessa ameaça, a Polícia Federal instaurou um inquérito, ao qual VEJA teve acesso. Chamado a prestar depoimento, Urias Rocha confirmou a autoria e o teor da gravação, mas disse que é contra “qualquer tipo de violência”. Ele confessou que pretendia comparecer ao julgamento em Porto Alegre mas acabou desistindo da ideia quando o seu áudio começou a circular em grupos de WhatsApp. O militante, suspenso do partido comunista ao qual era filiado, não foi indiciado pela PF, porque os investigadores entenderam que se tratava de “crime de menor potencial ofensivo”. A multiplicação desse tipo de ameaça, seja ela mera bravata ou não, se deu após dirigentes do PT elevarem o tom de voz contra o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que decidirá o futuro de Lula no próximo dia 24 de janeiro.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Conversei com um cara da PF que disse que o rapaz ficou com medo, e que lá, nas partes baixas, não passava nem um alfinete de tão apertadinho que ficou…esse é o comunista de internet.

    Curtir

  2. Carlos G S Maldonado

    A caravana passa e os cães ladram. Esquerdista só sabem falar, todo tipo de ameaças e outras besteiras. Latem como cães raivosos mas, basta bater os pés para saírem em carreira. O problema é que baba transmite a raiva.

    Curtir

  3. Humberto Barros Nunes

    Os corruptos do PT & CIA merecem cadeia dentro de um abismo.

    Curtir

  4. Humberto Barros Nunes

    Os corruptos do PT & CIA merecem cadeia dentro de um abismo.

    Curtir

  5. Higor Rodrigues

    Mas pra vcs o problema é o Bolsonaro né, então façam bons proveitos

    Curtir

  6. Caubi Maciel da Nóbrega

    Coitado. Tem cara de boa gente, de tomador de cerveja. Não parece o padrão do sujeito capaz de enfrentar riscos.

    Curtir