Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maioria dos brasileiros quer Lula preso, diz pesquisa

Levantamento do Instituto Datafolha aponta que 53% acham que ex-presidente deveria ser detido

Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostra que 53% dos brasileiros acham que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ser preso, contra 44% que apoiam o contrário. Outros 3% afirmam não saber. Os dados foram publicados hoje pelo jornal Folha de S.Paulo.

O levantamento foi feito entre os dias 29 e 30 de janeiro, poucos dias após o petista ter confirmada a sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no dia 24.

Mesmo assim, o porcentual dos que acham que Lula deveria ser detido oscilou 1% para baixo em comparação a setembro de 2017. O número dos que acreditam que o ex-presidente não deveria ser preso subiu 4%. As variações estão dentro da margem de erro de 2% para mais ou para menos.

O Datafolha também aponta que para 51% dos entrevistados Lula não deveria poder disputar as eleições. Os que acham que o petista deveria participar do pleito marcam 47%, um empate técnico.

Com a decisão do TRF4, Lula estaria enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que impediria a sua candidatura presidencial.

De acordo com a pesquisa, 42% afirmam ter conhecimento e estar mais ou menos informado sobre o julgamento do petista. Outros 24% dizem ter conhecimento e estar bem informado sobre o caso.

Para o levantamento, foram entrevistadas 2.826 pessoas em 174 municípios.

Lula deveria ser preso?

Em fevereiro de 2018
Sim: 53%
Não: 44%
Não sabe: 3%

Em setembro de 2017
Sim: 54%
Não: 40%
Não sabe: 5%

Lula deveria poder disputar a eleição?
Não: 51%
Sim: 47%
Não sabe: 2%

Conhecimento sobre o julgamento do Lula

Tem conhecimento e está mais ou menos informado: 42%
Tem conhecimento e está bem informado: 24%
Tem conhecimento e está mal informado: 9%
Não tomou conhecimento: 24%

Liderança isolada

A primeira parte dos resultados da pesquisa, divulgada na madrugada de quarta-feira, mostra que o ex-presidente Lula manteve a liderança isolada para a disputa da Presidência da República em todos os cenários nos quais é incluído, com índices que variam entre 34% e 37% das intenções de voto. Na sequência, aparece em segundo o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que deve ser candidato pelo nanico PSL, que tem entre 16% e 18% quando o nome de Lula é apresentado.

Nas simulações que consideram o ex-presidente fora da disputa, Bolsonaro lidera isolado, indo de 18% a 20%. O segundo lugar neste cenário ficaria embolado entre ao menos quatro nomes: a ex-senadora Marina Silva (Rede), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o apresentador Luciano Huck, que não é filiado a nenhum partido e nega publicamente a hipótese de se candidatar ao cargo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Datafolha como sempre mentindo descaradamente. A maioria absoluta da população apoia a Lava Jato e portanto esse percentual é muito maior. Eu diria uns 70% ou mais. Datafolha Lixo.

    Curtir

  2. Fárlley Rodrigues

    A margem de erro do Datafolha é de 20 pontos (sempre pra cima). Se deu 51% pode colocar aí uns 71%.

    Curtir

  3. Se a maioria quer o Lula preso e que seja impedido de disp’u”tar eleições por FICHA SUJA, por quê ele aparece em PRIMEIRO lugar nas pesquisas presidenciais ?

    Curtir

  4. aqui são probidas as palavras : p’u’t’a e c’u…. então vou escrever poolta e kú…. kkkkk
    —————-
    Por ex : Lula é um filho da poolta que tem que ser deportado para a ilha de kúba.

    Curtir

  5. ADRIANOVIAJANTE007

    Pesquisa fajuta, pois não inclui Temer é o resto da quadrilha.

    Curtir

  6. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮
    p$
    Maluf, ansiosamente,oravejA : o espera.
    Até jA encomendou os KIBES, la no BEIRA
    : Cerva! — Muito Hortelã; CÏBo££a ÄGostïo 😮

    Curtir

  7. Paulo Sergio Barci

    Uma coisa essa pesquisa mostra realmente. A maioria dos brasileiros usa jornais somente como papel higiênico.

    Curtir

  8. sergio oliveira

    Lula é e sempre foi um pilantra, desde os tempos de sindicalista quando fazia falsas greves de fome. Agora ele somente se apresenta como candidato numa tentativa DESESPERADA de escapar da cadeia que é u lugar para bandidos como ele, isto que disse foi a JUSTIÇA.

    Curtir

  9. José Carlos Ferreira

    Isso significa que Lula não venceria as eleições. É razoável acreditar que quem quer vê-lo preso não vai votar nele. Lula sempre vai liderar as pesquisas do primeiro turno. Infelizmente a ignorância ainda é grande. Já no segundo turno, essa pesquisa fala por si só.

    Curtir

  10. Luiz Fernando

    Sinto muito, mas a redação da veja está nadando contra a corrente, de um lado a DATA FOLHA divulga que Lula é o disparado o candidato preferido pela população brasileira nas pesquisa que foram publicadas em todo o país e agora a VEJA vem com esta manchete, que para mim não faz sequer sentido de que querem ele preso. “Fica difícil em, profissionais da Veja, acreditar nas matérias que vocês divulgam, se tiver um seguimento demagogo como este!!

    Curtir