Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 7, mostra o equilíbrio entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Segundo o levantamento, o petista tem 37% das intenções de voto, ante 32% do presidente, o que configura empate técnico, considerando-se a margem de erro, de 2,4 pontos percentuais. Esses dados dizem respeito à pesquisa estimulada, na qual uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado.
Já na pesquisa espontânea, em que não há apresentação de lista ao entrevistado, há um empate: Lula e Bolsonaro marcam 25% cada um. Aqui, os indecisos ainda são maioria e atingem 44%. Os dois favoritos na sucessão presidencial rivalizam até como padrinhos. Para 25%, o apoio de Lula importa muito para a escolha do candidato a governador de São Paulo. No caso de Bolsonaro, o percentual é de 21%.
Apesar de indicar equilíbrio em determinados indicadores, a Genial/Quaest traz um dado preocupante para o presidente da República: em São Paulo, 61% declaram que Bolsonaro não merece ser reeleito.