Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Governo quer deixar a política longe do 7 de Setembro

A ideia é se diferenciar de Jair Bolsonaro, que se apropriou da data para subir em palanques, atacar inimigos e confrontar instituições ao lado de militares

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 ago 2023, 18h40

O governo Lula tem feito uma série de reuniões para definir os últimos detalhes sobre o tradicional desfile do 7 de Setembro, realizado para comemorar os 201 anos da Independência do país.

Para a primeira celebração da data neste terceiro mandato do petista, a ordem principal é para que seja um evento o mais protocolar e célere possível, sem dar margem para que se torne um ato político.

A ideia é principalmente se diferenciar do ex-presidente Jair Bolsonaro, que usou o evento como palanque para desferir ataques contra adversários – em 2021, ele chamou Alexandre de Moraes de “canalha” e ainda defendeu a saída dele da cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaro também tentou pegar carona no 7 de Setembro como um gesto de apoio dos militares a seu governo. Agora, em meio a oficiais da ativa e da reserva envolvidos em escândalos em série, de fraudes no cartão de vacina à venda de joias recebidas durante a gestão do ex-capitão, o esforço é para evitar que os episódios contaminem o ato.

Continua após a publicidade

A Secretaria de Comunicação Social (Secom), comandada pelo ministro Paulo Pimenta, está à frente dos preparativos. No último dia 3, Pimenta se reuniu com os comandantes da Marinha, da Aeronáutica e do Exército para tratar da cerimônia.

“A gente quer despolitizar o 7 de Setembro e fazer com que volte a ser uma parada militar, uma festa cívica de todos”, disse um ministro de Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.