Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Fissura na Câmara: o racha entre Marcos Pereira e Rodrigo Maia

Presidente do Republicanos jantou com Arthur Lira, candidato do governo à presidência da Câmara, na última segunda-feira

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 dez 2020, 23h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Marcos Pereira
    Marcos Pereira: debandada (Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

    A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, marcada só para o ano que vem, já começou a provocar fissuras. Nesta quarta-feira (9), o atual chefe da Casa, Rodrigo Maia, anunciou a formação de um bloco com seis partidos (DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV) sem, no entanto, indicar quem será o candidato. O Republicanos, que negociava a aderência ao ‘blocão’ de Maia, foi o primeiro a pular fora do barco.

    Logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar a possibilidade de reeleição de Maia, no domingo (6), o deputado Marcos Pereira, presidente do Republicanos e vice-presidente da Câmara, escreveu em uma rede social que a Corte agiu com responsabilidade “ao rejeitar uma tese casuística” e reforçou que será candidato à Presidência. O nome dele, no entanto, era indicado como um dos possíveis sucessores apoiados por Maia.

    Nos bastidores, havia uma desconfiança mútua: enquanto Maia acreditava que Pereira fazia um jogo duplo na tentativa de ser um nome escolhido pelo bloco enquanto negociava com o governo, o vice-presidente da Câmara questionava a demora do democrata em definir o seu sucessor. Além disso, diante da impossibilidade da reeleição de Maia, a insatisfação passou a justificada pela atuação do presidente da Câmara em torno do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressista) e pelo seu esforço em demover os demais candidatos de entrar na disputa.

    Desde a semana passada a saída de Marcos Pereira já era tida como certa. Integrantes do bloco apontavam a insistência do parlamentar em só aderir ao grupo se ele fosse o candidato, enquanto o acordo inicial seria buscar um nome de consenso capaz de aglutinar a maior quantidade de votos.

    Continua após a publicidade

    Além disso, o governo vem jogando pesado para atrair Pereira para o entorno do deputado Arthur Lira, do Progressista. Os dois jantaram juntos nesta segunda-feira (7) e adversários da dupla acreditam que o presidente do Republicanos, que vem sendo contemplado com cargos no segundo escalão, possa ganhar um ministério em troca da mudança de lado. O partido de Pereira, vale lembrar, recentemente filiou dois filhos de Jair Bolsonaro: o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.

    Lira e Pereira haviam estabelecido um pacto prévio de que até o fim de outubro eles selariam uma aliança, na qual um dos dois desistiria da candidatura. Quando o prazo chegou, no entanto, nenhum dos dois quis ceder. Mas as conversas continuam e, até fevereiro, certamente muita coisa vai mudar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.