Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Felix Fischer, juiz do habeas corpus de Lula, é conhecido por rigor

Ministro já votou contra HC preventivo de ex-presidente e tendência é que ele repita a dose ao analisar o novo pedido

Por Leonardo Lellis Atualizado em 6 abr 2018, 13h58 - Publicado em 6 abr 2018, 12h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O habeas corpus do ex-presidente impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será julgado pelo ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Responsável pelos processos da Lava Jato na corte, o magistrado é conhecido pelo rigor com os réus denunciados na operação e é grande a probabilidade de que ele negue o pedido contra a ordem de prisão decretada pelo juiz Sergio Moro.

    Não é a primeira vez que um pedido de liberdade do petista cai nas mãos do ministro. Em março, ao votar contra um HC preventivo, de Lula, ele citou o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, que permite a prisão a partir da condenação em segunda instância, mesmo que sejam apresentados recursos às cortes superiores — discussão agora travada em duas ações diretas de constitucionalidade no STF.

    Na ocasião, o habeas corpus foi negado por 5 votos a zero na 5ª Turma Criminal do STJ. Felix Fischer também citou elementos do processo que indicam “conduta inapropriada” de Lula e seus advogados. Ele citou declarações para “intimidar julgadores”, como uma ameaça de que mandaria prender os procuradores responsáveis pelo caso, e depoimentos que o acusam de incentivar a destruição de provas.

    Na hipótese de conseguir o habeas corpus, o magistrado deve definir até que ponto a medida vale. O efeito imediato é impedir que Lula seja preso até, pelo menos, o esgotamento dos recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Nessa corte, estão pendentes de julgamento os chamados “embargos dos embargos” contra a decisão de manter a condenação a doze anos e um mês de prisão. A defesa de Lula tem até o dia 10 de abril para apresentá-los e a tendência é que também sejam negados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.