Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-presidente do STF aceita integrar defesa de Lula

Sepúlveda Pertence, que presidiu o Supremo entre 1995 e 1997, entrará na equipe de advogados do petista no momento em que ele tenta impedir sua prisão

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogado criminalista José Paulo Sepúlveda Pertence, de 80 anos, aceitou convite dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referendado pelo petista, e vai passar a defendê-lo nos processos a que ele responde na Justiça, decorrentes das operações Lava Jato e Zelotes.

Procurador-Geral da República entre 1985 e 1987, no governo do ex-presidente José Sarney, Sepúlveda Pertence foi nomeado pelo emedebista como ministro do STF entre 1989. Ele presidiu a Corte ente 1995 e 1997 e abandonou a toga em 2007.

A entrada do ex-ministro do Supremo na defesa de Lula deve levar a uma mudança na estratégia do ex-presidente nos tribunais, conduzida até o momento pelo advogado Cristiano Zanin Martins, de 41 anos. Zanin vinha apostando no embate com o Judiciário, sobretudo o juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato em primeira instância no Paraná.

O “medalhão” chega à equipe de advogados do ex-presidente no momento em que o petista tenta, tanto no Supremo quanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), um habeas corpus preventivo que impeça sua prisão.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no processo da Operação Lava Jato que trata do tríplex do Guarujá. No julgamento, os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus, da 8ª Turma do tribunal, determinaram que ele seja detido para cumprir pena depois de esgotados seus recursos ao próprio TRF4. Os magistrados se basearam no atual entendimento do STF, que permite prisões após condenações em segunda instância.

Com a publicação do acórdão do julgamento, nesta terça-feira, os defensores de Lula terão até o dia 20 de fevereiro para apresentar embargos de declaração ao TRF4, única opção de recurso ao tribunal, já que a condenação se deu por unanimidade e as penas impostas nos votos dos três desembargadores foram iguais.

José Roberto Batochio, um dos advogados do ex-presidente, ressalta, no entanto, que a atuação de Sepúlveda Pertence não se limitará aos tribunais superiores e que o criminalista atuará “em todos os lugares que forem necessários”.

Além do processo sobre o tríplex do Guarujá, Lula será julgado em outras cinco ações penais: duas na Justiça Federal do Paraná, sob responsabilidade de Sergio Moro, e três na Justiça Federal do Distrito Federal.

Procurado pela reportagem, Sepúlveda Pertence não atendeu às ligações.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Auxílio Moradia
    Auxilio Mensalão
    Gêmeos Idênticos

    Curtir

  2. Auxílio Moradia
    Auxilio Mensalão
    Gêmeos Idênticos

    Curtir

  3. Nós Somos 240 Milhões De Otários
    Projetos Aprovados Dos Vereadores
    Provam, Que Somos Todos Otários !

    Curtir

  4. Paulo Santos

    Sepúlveda Pertence aceitou $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ !
    E coincidente se tornou milionário. Será que o Lula vai pedir para fazer uma “vaquinha” ?

    Curtir

  5. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Agora o Pertence, pertence ao Lula e aos petralhas. Aliás, sempre foi petralha. Vai defender o indefensável.

    Curtir

  6. paulo pereira

    É que Sepúlveda Pertence a ala podre, com 80 anos e ainda manchando a sua biografia.

    Curtir

  7. Marcos Elias

    O que o ladrão vai gastar para isso daria para cobrir o rombo da previdência!
    Terá que gastar boa parte do que nos surrupiou!

    Curtir

  8. Marcos Pontirolli

    Isso é o que “eles” querem mais à última palavra é do POVO e da JUSTIÇA que sem sombra de dúvidas queremos o” LULA TRAIDOR DA PÁTRIA NA CADEIA ATÉ MORRER. … SOMOS TODOS LAVA-JÁTO e a equipe do DR. Sérgio Moro! !!!

    Curtir

  9. Estranho: “atuar em todos os lugares que forem necessários”? Olha, será que posso interpretar que a função precípua do advogado Pertence é agir junto aos ministros do STF? Parece-me que é um abuso contra os ministros do Supremo Tribunal Federal essa sutileza de pressão. Bem, se o senhor Pertence conseguir salvar o ex-presidente Lula por vias transversas aí será o caos total. Vamos esperar.

    Curtir

  10. celia latterman

    Todos esses advogados do Lula pagos com o dinheiro do povo. Este homem deveria ja estar preso e na oficar recorrendo para nao ir para a prisao. O Brasil hoje esta esta bagunca justamente pelo governo dele. Tenha do do povo brasileiro e ponha este homem na prisao. O Brasil vai levantar a moral no mundo todo.

    Curtir