Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Em sinal de aproximação, chefe do GSI se reúne com diretor da Abin

Esse foi o primeiro encontro entre o general Marcos Antônio Amaro e Luiz Fernando Corrêa

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 ago 2023, 18h49

O general Marcos Antônio Amaro, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), teve nesta quarta-feira, 9, uma reunião com o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa.

Esse foi o primeiro encontro entre os dois – Corrêa assumiu o posto em 30 de maio. A reunião é tratada como uma visita institucional e um gesto de aproximação.

Tradicionalmente, a Abin ficava sob o guarda-chuva do GSI. No entanto, em meio a um esvaziamento protagonizado pelo governo no gabinete, a agência acabou sendo transferida para a alçada da Casa Civil em março. Nos bastidores, no entanto, os dois lados afirmam que a troca de informações segue acontecendo.

A visita se dá após o GSI e a Abin apresentarem versões conflitantes sobre o 8 de janeiro. O então chefe do órgão, general Gonçalves Dias, afirmou que nunca recebeu nenhum alerta da agência de inteligência sobre os riscos de a manifestação descambar para atos de violência. No entanto, em depoimento à CPMI, o ex-diretor Saulo Moura da Cunha afirmou que ele próprio encaminhou ao telefone pessoal do ministro os informes.

Continua após a publicidade

Além disso, Saulo também contou que G. Dias pediu que as mensagens enviadas a ele não constassem em um relatório que consolidou todos os alertas da Abin antes do atentado – o que foi acatado. Sob a gestão de Amaro, que sucedeu o general no início de maio, uma nova versão do relatório foi enviada ao Congresso. Nela, constavam os informes prévios da Abin ao ex-ministro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.