Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Debate sobre reforma tributária acirra divisão entre estados

A longa história de crises na federação ganha novo capítulo com chegada do projeto ao Senado, inflamado pela disputa eleitoral e a eterna briga por dinheiro

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Valmar Hupsel Filho Atualizado em 11 ago 2023, 10h29 - Publicado em 11 ago 2023, 06h00

Movimentos que reivindicavam a separação de parte do território nacional são uma constante na nossa história desde o Império, quando revoltas populares e conflitos armados tentaram, a ferro e fogo, fazer com que a colônia se tornasse independente de Portugal — alguns, como a Revolução Pernambucana, em 1817, ou a Farroupilha, em 1835, no Rio Grande do Sul, alcançaram o objetivo, ainda que por um breve tempo. A insatisfação de parte dos estados com o poder central ou com outras unidades da federação também motivou alguns dos principais solavancos institucionais do começo da República, como o golpe de 1930, no qual Getúlio Vargas enterrou a aliança de Minas Gerais e São Paulo, ou a Revolução de 1932, quando o governador Pedro de Toledo mobilizou quase 200 000 paulistas para pegar em armas contra o mesmo Getúlio. A Carta de 1988 consolidou a formação indissolúvel dos estados em uma só federação e estabeleceu como inconstitucional qualquer tentativa de sua dissolução.

REAÇÃO - Dino: o ministro diz que a extrema direita estimula o separatismo
REAÇÃO – Dino: o ministro diz que a extrema direita estimula o separatismo (Isaac Fontana/EFE)

Hoje, sem qualquer revolução no horizonte e com a jovem democracia brasileira tendo resistido recentemente a graves provações, uma nova batalha federativa se anuncia para os próximos meses, sendo que os lances dessa briga se dão nos bastidores do Congresso e as armas são as articulações políticas. O pivô do embate é o projeto de reforma tributária aprovado na Câmara e em discussão no Senado. No cerne da discórdia está uma discussão antiga: quanto cada ente federado irá contribuir e quanto vai receber da União.

arte Brasil dividido

Continua após a publicidade

Quem verbalizou de forma destrambelhada a temperatura atual do embate foi Romeu Zema (Novo), o comandante de Minas Gerais. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele reclamou do protagonismo conferido pela União ao Norte e Nordeste, enquanto os estados mais ricos do país, reunidos no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), os que mais arrecadam impostos, ficam a ver navios, segundo avaliação do governador mineiro. Em uma declaração politicamente desastrada para quem tem pretensões nacionais, como parece ser o caso de Zema, ele chegou a comparar os dezesseis estados nortistas e nordestinos a “vaquinhas que produzem pouco”, mas recebem um “tratamento bom” do produtor rural, em detrimento das que “estão produzindo muito”. Acirrando a discussão em torno de quem ganha e quem perde na União, Zema colocou a reforma tributária como ponto central da tensão. Ele citou como território a ser defendido a todo custo o desenho do Conselho Federativo, que administrará a arrecadação do imposto sobre bens e serviços (IBS), previsto na reforma, que levará em conta critérios populacionais na definição do poder de veto no colegiado. Para ele, isso foi uma vitória dos governadores do eixo Sul-Sudeste, em uma amostra do peso desses estados, que concentram cerca de 56% da população brasileira. Os políticos de outras regiões batalham para mudar a regra.

MUDANÇA À VISTA - Braga: relator da reforma tributária no Senado vai propor saída conciliatória
MUDANÇA À VISTA - Braga: relator da reforma tributária no Senado vai propor saída conciliatória (Roque de Sá/Agência Senado)

A declaração de Zema provocou reações críticas de integrantes do governo, do Congresso e de outros estados. Ao seu estilo lacrador, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou ser um “absurdo que a extrema direita esteja fomentando divisões regionais”. Citando o mineiro Juscelino Kubitschek, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que Minas não cultiva a exclusão. Em carta assinada pelos nove governadores da região, o Consórcio Nordeste apontou que Zema insinua tensionamento com regiões penalizadas nas últimas décadas e que a entidade representa “uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento”. “Se o Zema tem pretensões nacionais, com essa fala não conseguiria voto nenhum no Nordeste”, diz o governador da Paraíba e presidente do consórcio, João Azevêdo (PSB). Entre os governadores do Cosud, embora seja consenso que os esta­dos-membros devam atuar mais unidos, foi dito nos bastidores que o mineiro “não é porta-voz” da turma. Enquanto o presidente do grupo, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), optou pelo silêncio, o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tentou colocar panos quentes — defendeu o Cosud e ressaltou não se tratar de uma frente “de estados contra estados ou de regiões contra regiões”.

Continua após a publicidade
NA MIRA - Zona Franca de Manaus: política de incentivo virou alvo de críticas de estados
NA MIRA - Zona Franca de Manaus: política de incentivo virou alvo de críticas de estados (IPAAM/Divulgação)

As falas de Zema e a repercussão delas no meio político prenunciam diferenças que tendem a se tornar mais visíveis com a chegada da reforma tributária ao Senado. A Casa, afinal, representa a federação no Congresso e por lá, ao contrário da Câmara, onde as bancadas são proporcionais à população, cada unidade federativa dispõe das mesmas três cadeiras. Assim, os dezesseis estados do Norte e do Nordeste somam 48 senadores, mais que o dobro dos 21 do Sul e Sudeste, configuração que favorece alterações no texto aprovado pela Câmara. Governadores e políticos nortistas e nordestinos são críticos contumazes da formatação do Conselho Federativo que vai gerir o IBS, em razão do critério de que, no colegiado, os vetos podem ser feitos com a anuência de estados que somem 60% dos brasileiros. A aprovação desse dispositivo pela Câmara é atribuída pelos críticos a concessões aos governadores dos estados mais ricos, como Tarcísio de Freitas, de São Paulo. “É impossível o modelo aprovado na Câmara passar no Senado”, diz o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Relator da reforma tributária na Casa, Eduardo Braga (MDB-AM) tem cogitado uma solução intermediária: a elevação do critério para 80% de representação da população. “Só assim ninguém vai poder excluir o Nordeste, o Norte e as pequenas cidades”, afirma Braga.

PODER - Dias: cinco ex-governadores nordestinos são ministros de Lula
PODER - Dias: cinco ex-governadores nordestinos são ministros de Lula (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)

Além do Conselho Federativo, outro ponto da reforma que divide fortemente os governadores é a utilização do bilionário Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional. Ele será criado para compensar estados que perderam arrecadação devido ao fim de alguns incentivos fiscais. O grupo Sul-Sudeste teme que esse mecanismo seja distorcido pela força política do Norte-Nordeste, privilegiando apenas essas regiões, enquanto também há pobreza em estados como São Paulo e Minas. Há também críticas a regimes tributários diferenciados, como a Zona Franca de Manaus. O gaúcho Eduardo Leite tem atacado o que vê como “manutenção casuística de regimes diferenciados e benefícios fiscais”. Outro tema que preocupa, sobretudo em estados mais industrializados, é a mudança para fixar a arrecadação de impostos no local onde se dá o consumo de um bem, e não na origem, onde ele é produzido.

arte Brasil dividido

Reclamações à parte, o fato é que, conceitualmente, essa reforma tributária acerta na tentativa da criação de mecanismos mais claros para reduzir as desigualdades sociais nas diversas regiões. Afinal, estados menos favorecidos e com maiores deficiências precisam mesmo serem beneficiados pela União com a distribuição de mais recursos, até que se estabeleça mais equilíbrio. A verdadeira distorção, como se sabe, é causada predominantemente pelo mau uso do dinheiro público, os projetos equivocados e o ralo da corrupção. O professor Gustavo Fossati, da FGV Direito Rio, doutor em direito tributário pela Universidade de Münster, na Alemanha, lembra que a redução das desigualdades é uma obrigatoriedade prevista no artigo 3º da Constituição, que estabelece o desenvolvimento nacional como um dos objetivos fundamentais da República.

Continua após a publicidade

Uma das principais ferramentas de que a União dispõe para tal são as políticas de subsídios para regiões e estados menos desenvolvidos. Autor do livro O Colapso das Finanças Estaduais e a Crise da Federação, Francisco Luiz Cazeiro Lopreato, professor do Instituto de Economia da Unicamp, observa que essa discussão é “antiga e ampla” e acompanha a própria formação do Brasil como nação. “Sempre esteve na mesa, sempre foi discutida e nunca foi efetivamente tratada”, diz. O economista ressalta que a principal preocupação dos entes que participam dessa discussão é manter o status quo e evitar a própria perda de arrecadação. É esse pensamento que está por trás da fala de Zema. “Não há essa percepção de solidariedade federativa. O que não está sendo discutido nesta reforma, e que deveria ser feito, é uma forma de equalização fiscal para tratar da desigualdade regional por completo”, pondera.

UNIÃO - Consórcio Nordeste: influência crescente do grupo de governadores
UNIÃO - Consórcio Nordeste: influência crescente do grupo de governadores (Pei Fon/Agência Alagoas/.)

Além de aspectos econômicos, é inegável que a atual tensão também inclui um pano de fundo político-eleitoral. Afinal, com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e o espólio do eleitorado bolsonarista em aberto, os principais líderes da centro-direita cotados como presidenciáveis para 2026 são governadores de estados do Sul e do Sudeste: Romeu Zema, Tarcísio de Freitas, Eduardo Leite e Ratinho Jr. “Zema sabe que, no Brasil, a polarização tem sido a base das campanhas eleitorais. Por isso, ele toma para si esse discurso, que ganha adesão daqueles que têm a crença de que Sul e Sudeste são a locomotiva do país”, diz Rodrigo Prando, cientista político e professor do Mackenzie. A atuação conjunta dos estados mais ricos também evidencia, como já disseram abertamente membros do Cosud, uma reação (ou “inspiração”, como admite Leite) aos já estabelecidos consórcios da Amazônia Legal e do Nordeste – este uma relevante força de oposição a Bolsonaro, sobretudo na pandemia. Os estados dessas regiões tiveram influência renovada sob o governo Lula. Entre os 37 ministros, nada menos que seis são ex-governadores do Norte e Nordeste que concluíram suas gestões em 2022 e ocupam pastas vistosas como Casa Civil, Justiça, Educação, Desenvolvimento Social, Transportes e Desenvolvimento Regional. Os líderes do governo no Senado, Câmara e Congresso são da Bahia, do Ceará e do Amapá, respectivamente.

Continua após a publicidade
ESTRATÉGIA - Ratinho Jr.: o presidente da frente do Sul e Sudeste preferiu o silêncio
ESTRATÉGIA - Ratinho Jr.: o presidente da frente do Sul e Sudeste preferiu o silêncio (Egberto Nogueira/ímãfotogaleria/.)

Os próximos capítulos das divergências regionais no país se desenrolarão de forma lenta no Senado. A previsão é que a reforma tributária seja votada em outubro. Antes, o texto passará por discussões em colegiados como a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Assuntos Econômicos, o que dará tração aos embates. Apesar das tensões, é fundamental que, em um país com um sistema tributário caótico como o Brasil, a política encontre os denominadores comuns que permitam a aprovação de uma reforma tão necessária. Tentações eleitorais são costumeiras, como mostrou Zema em suas declarações tortuosas, mas é preciso resistir a elas. Até porque falas como as do mineiro são um belíssimo tiro no pé de quem pretende um dia comandar o país.

Publicado em VEJA de 11 de agosto de 2023, edição nº 2854

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.