Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Da euforia ao medo da prisão: o papel das redes bolsonaristas na invasão

Desordem em Brasília surpreende autoridades e choca o país, mas mobilização virtual da extrema direita já fazia muito barulho havia dias

Por Diogo Magri, Victoria Bechara Atualizado em 20 jan 2023, 12h30 - Publicado em 14 jan 2023, 08h00
Abre Redes
(Montagem com fotos de iStock/Getty Images)

As forças de segurança e as autoridades em Brasília foram, ao que parece, tomadas de surpresa pela mobilização golpista que levou o caos à cidade no último dia 8. Mas só não ouviram porque estavam surdos (ou fingiam estar), pois a gritaria já era estrepitosa nos dias que antecederam a invasão bárbara. O local onde as estratégias eram traçadas não era o Quartel-­General do Exército ou acampamentos do tipo espalhados pelo país, mas a terra sem lei que se tornou a internet brasileira. Na primeira semana de janeiro, os canais de extrema direita simpáticos ao presidente Jair Bolsonaro, que não reconhecem a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, atingiram uma média diária de quase 40 milhões de interações no Instagram e no YouTube, quase quatro vezes o burburinho que era registrado no fim de dezembro (veja o quadro).

Apesar do alvoroço causado, boa parte da mobilização foi tocada por contas anônimas para o grande público. Na tarde de 7 de janeiro, por exemplo, a influencer Ana Priscila Azevedo divulgou uma mensagem que foi lida por 40 000 pessoas no seu grupo do Telegram chamado “A queda da Babilônia”. O texto convocava as pessoas para ir a Brasília, avisando que “o golpe não é do Bolsonaro e nem das Forças Armadas, é do povo brasileiro”. Ao longo do dia, esse e outros grupos espalharam mensagens com informações sobre caravanas partindo de várias regiões do Brasil e um sugestivo guia intitulado “Esteja pronto para o gás lacrimogêneo”, com instruções que previam a confusão com a polícia. No Twitter, vídeos com o chamado de “Vamos tomar Brasília” começaram a circular já no dia 2.

arte redes

O frenesi bolsonarista nas redes se deu ao luxo até de fazer viralizar um codinome para se referir à desordem que preparavam para Brasília. Os golpistas usaram largamente a expressão “festa da Selma”, em redes sociais abertas, para coordenar as etapas da invasão e informar o endereço onde ocorreria a confraternização (a Praça dos Três Poderes). “Selma”, no caso, é uma referência à palavra “selva”, usada como um grito de guerra comum pelo Exército brasileiro. “Foi algo muito bem articulado por baixo dos panos, e pensado para um momento em que o governo Lula estaria mais tranquilo e Brasília teria menos policiamento do que no dia da posse”, avalia Ana Julia Bonzanini Bernardi, cientista política e pesquisadora do Nupesal-­UFRGS, que monitora a atuação desses grupos nas redes sociais.

Mas nem só de desconhecidos foi formado o exército digital que trabalhou para a convocação da desordem. A turma golpista contou com o incentivo de influenciadores bolsonaristas, artistas e pastores evangélicos, como Josué Valandro, da Igreja Batista Atitude da Barra da Tijuca, frequentada pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. Ele compartilhou um vídeo de atos de vandalismo no Congresso e demonstrou apoio aos criminosos. A blogueira Barbara Destefani, dona do perfil Te Atualizei, foi quem mais fomentou os atos no Twitter, onde tem 2 milhões de seguidores — uma postagem na manhã de 8 de janeiro, em que incentiva apoiadores a ir às ruas, atingiu mais de 800 000 pessoas. Os cantores gospel Salomão Vieira e Fernanda Ôliver transmitiram a invasão em Brasília ao vivo no Instagram para milhares de seguidores. Alvo de mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, o humorista Bismark Fugazza, do Canal Hipócritas, no YouTube (1,6 milhão de inscritos), disse que o Brasil iria parar e pediu a adesão de caminhoneiros.

Continua após a publicidade

arte redes

O Telegram foi, mais uma vez, a arena preferida do bolsonarismo, por permitir a circulação de fake news, teorias conspiratórias, discursos de ódio e pregações contra a democracia. Ao longo do dia, foram várias as lives nas quais os terroristas produziam provas em abundância contra si ao filmar as invasões que promoviam a prédios públicos. Ana Priscila Azevedo, por exemplo, compartilhou vídeos em que aparece dentro do Palácio do Planalto afirmando aos gritos que estava “tomando o poder de assalto”. Adriano Castro, que participou do primeiro BBB, em 2002, reeditou mais de vinte anos depois, por quatro horas, o seu próprio “big brother” ao transmitir ao vivo em seu canal (226 000 inscritos) a caminhada dos golpistas do QG do Exército à Praça dos Três Poderes. “Para quem disse que a gente não conseguia, que ia ter Guarda Nacional, ia ter isso, não sei o quê. Não teve foi nada”, disse, entusiasmado.

A euforia bolsonarista, no entanto, foi diminuindo muito rápido. Com a repercussão negativa do carnaval golpista e a reação pesada que se desenhava, o alarido nas redes foi diminuindo — ou mudando de tom. O que era comemoração pela tomada das instituições ou coragem para vandalizar o patrimônio público se tornou desespero e medo da prisão. O próprio Adriano escondeu seu vídeo e mudou a foto do perfil. Outros influencers passaram a dizer que apoiavam a manifestação, mas não a desordem e o vandalismo. Muitos passaram a tentar emplacar a estapafúrdia tese de que foram “infiltrados” que promoveram o vergonhoso quebra-quebra.

ESPELHO MEU - Invasões golpistas em Brasília e no Capitólio (EUA, 2020): transmissões ao vivo por celulares -
ESPELHO MEU - Invasões golpistas em Brasília e no Capitólio (EUA, 2020): transmissões ao vivo por celulares – (Joedson Alves/Anadolu Agency/Getty Images; Saul Loeb/AFP)

A algazarra de Brasília é um novo capítulo da conturbada relação entre política e redes sociais. O fenômeno já podia ser notado nas “jornadas de junho”, em 2013, quando protestos com multidões tomaram as ruas do país. Uma imagem comum eram os cartazes com a inscrição “Saímos do Facebook”, uma boa alegoria do alerta inaugural sobre a capacidade de a internet influenciar as ruas. Anos depois o Facebook e o WhatsApp se tornariam ferramentas para levar Bolsonaro ao poder, em uma estratégia emulada da campanha eleitoral da referência política do brasileiro, o americano Donald Trump, em 2016. Em ambos os casos, a história começou com mentiras nas mídias sociais e terminou com a recusa em aceitar a derrota. Nos EUA, ela levou à invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, quando o motim também foi fomentado com aplicativos e transmitido ao vivo por celulares — o que ajudou a levar 950 pessoas ao banco dos réus. Isso não impediu que o episódio se repetisse em sua versão verde-amarela. “A radicalização on-line e o extremismo são praticamente imparáveis. É como enxugar gelo o tempo inteiro”, afirma Michele Prado, autora de Tempestade Ideológica — Bolsonarismo: a Alt-right e o Populismo Iliberal no Brasil.

Continua após a publicidade

O pesadelo terrorista na capital do país reforça essa triste verdade. Depois dos disparos em massa de fake news em 2018, o TSE fechou parceria com redes sociais e agências de checagem, e as plataformas prometeram políticas mais eficientes para banir usuários e impedir a disseminação de informações falsas ou antidemocráticas. Não foi o suficiente, tanto que a eleição de 2022 foi marcada pelas fake news e pelos ataques às instituições e ao sistema eleitoral. “Falta responsabilização das plataformas, assim como falta punição a quem produz a desinformação. E, a longo prazo, é preciso investir em educação midiática, para tornar as pessoas mais críticas aos conteúdos que consomem”, diz Ana Bernardi. O caminho para pacificar o uso político das redes sociais é longo, e o Brasil, pelo visto, anda meio perdido. Que o episódio de Brasília sirva ao menos para que as autoridades passem a escutar melhor a gritaria que vem do submundo terrorista. Barulho é o que não falta.

Publicado em VEJA de 18 de janeiro de 2023, edição nº 2824

Outro lado

Após a publicação da reportagem, a blogueira Barbara Destefani, do canal Te Atualizei, enviou uma nota para argumentar que não foi o perfil do Twitter que mais fomentou os ataques golpistas no dia 8 de janeiro, ao contrário do que aponta o relatório dos pesquisadores Ana Julia Bonzanini Bernardi e Alexsander Dugno Chiodi. Ela diz que estava em viagem no dia da invasão de Brasília e que só tomou conhecimento da manifestação após todo o ocorrido. Leia a defesa na íntegra:

“Acabei de ver a matéria na VEJA onde vocês escrevem o seguinte, abre aspas:

‘A blogueira barbara Destefani foi a que mais fomentou os atos no twitter, onde tem 2 milhões de seguidores. UMA POSTAGEM NA MANHÃ DE 8 DE JANEIRO , em que INCENTIVAVA apoiadores a ir as ruas’.
Vamos lá, no domingo dia 8 eu estava voltando do Rio de Janeiro para Belo Horizonte numa viagem de carro de mais de 10h.
Fui tomar conhecimento do ocorrido as 16:00 pois na estrada o sinal de internet é extremamente razo (sic) e como estávamos com nossos filhos no carro, viemos ouvindo músicas.
Fiz uma postagem sobre a cena que eu vi através das poucas fotos que até então eu conseguia acessar, e de imediato me lembrou bastante a cena de 2013.
Fiz uma referência apenas a foto, que 10 anos depois se repetia.
Até aquele momento eu não tinha conhecimento da invasão. O que vale ressaltar é a mentira que o senhor postou dizendo que na manhã de domingo eu fiz um post incentivando as pessoas sendo que isso nunca existiu e para mim, numa tentativa clara de me culpar por algo do qual eu sequer tinha conhecimento que ocorria.
Quando tomei conhecimento da invasão, além de apagar o post (que está em anexo), fiz um tweet dizendo o quanto aquela situação foi triste e que eu não concordava com aquilo, pois a gente (direita), nunca foi assim.
Não sei qual o intuito da menção a minha pessoa na sua matéria, mas ela é falsa e eu posso provar.
Volto a repetir, eu só tomei conhecimento da manifestação após TODO O OCORRIDO.
Espero que, dado o seguinte esclarecimento, de que NAO FOMENTEI E MUITO MENOS PEDI QUE ALGUEM FOSSE PARA A RUA, espero que, em nome do profissionalismo, possam fazer uma errata sobre a matéria para que não seja necessário caminharmos para outro tipo de providência para que esse equívoco seja reparado, ao qual em meio a processos por incitação, atribua a mim, como ficou expresso em sua matéria, uma culpa que não carrego.”
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.