É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro sinaliza sanção ao fundão para evitar crime de responsabilidade

Depois de indicar que poderia vetar a medida, 'se houvesse uma brecha', presidente agora diz que é preciso 'preparar a opinião pública'

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 jan 2020, 16h07 - Publicado em 2 jan 2020, 15h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da República, Jair Bolsonaro, sinalizou nesta quinta-feira que pretende sancionar o fundão eleitoral de 2 bilhões de reais, aprovado em dezembro no Congresso Nacional. Bolsonaro deu a entender que, se ele não der aval à medida, corre o risco de cometer crime de responsabilidade, o que justificaria um processo de impeachment contra ele.

    “Se você ler o artigo 85 da Constituição (que trata dos crimes de responsabilidade do presidente da República)… Se eu não respeitar a lei, eu fico incurso no crime de responsabilidade”, disse o presidente na frente do Palácio da Alvorada, em Brasília. Ele ainda afirmou que é preciso “preparar a opinião pública, caso contrário seria um massacre, vocês arrebentam comigo”.

    No fim de dezembro, Bolsonaro havia dito que não concordava com o fundão e que, “se houvesse uma brecha”, ele vetaria esse trecho da proposta orçamentária. O fundão eleitoral foi incluído no Orçamento de 2020 com o objetivo de financiar as campanhas eleitorais com dinheiro público. O Orçamento também traz os gastos com o fundo partidário, de cerca de 1 bilhão de reais, que serve para pagar as despesas cotidianas dos partidos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.