É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Alvo da PF, Valdemar Costa Neto é aconselhado a se candidatar para ganhar imunidade

Presidente do PL está sem mandato desde 2013, quando renunciou à cadeira de deputado em meio ao escândalo do mensalão

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 dez 2024, 17h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vem sendo aconselhado por advogados a disputar uma cadeira de deputado federal nas próximas eleições. As sugestões ganharam força conforme a Polícia Federal avançou sobre o dirigente partidário e seu entorno.

    No último dia 21, Valdemar e outras 36 pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolição do Estado democrático de direito. As penas, somadas, podem chegar a 28 anos de prisão.

    Segundo as investigações, que estão no escopo de uma tentativa de golpe ao fim do governo de Jair Bolsonaro, o dirigente partidário atuou de forma dolosa e com dados falsos para questionar o sistema eleitoral e fomentar influenciadores para incitar a população contra o resultado das eleições de 2022.

    Valdemar nega as acusações e, conforme mostrou VEJA, se disse alvo de perseguição até para a Justiça americana.

    O possível retorno à política

    Valdemar foi deputado por quase 23 anos – ele foi eleito pela primeira vez em 1990, junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro.  A carreira parlamentar foi abreviada, porém, quando renunciou à cadeira de deputado após ser decretada a sua prisão no escândalo do mensalão.

    Continua após a publicidade

    O dirigente foi preso em dezembro de 2013, um ano depois progrediu para o regime domiciliar e em 2016 obteve o perdão da pena. Após esse período ele submergiu, mas voltou aos holofotes com a filiação de Bolsonaro a seu partido.

    Há, no entorno do dirigente partidário, a certeza de que ele estará entre os alvos preferencias do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre o golpe que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Por isso, a ideia é que Valdemar se candidate em 2026 a deputado e ganhe o foro privilegiado.

    Na prática, o processo já tramita na última instância. No entanto, como se sabe, a prisão de um parlamentar depende do aval dos demais congressistas – pela Constituição, deputados e senadores só podem ser presos em caso de flagrante. Além disso, os congressistas devem avaliar se mantêm a decisão judicial ou a revogam.

    Continua após a publicidade

    Há um único parlamentar indiciado no caso, o deputado federal e ex-chefe da Abin Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ao menos até aqui, a sinalização de importantes caciques da Câmara é de proteção.

    Em conversas reservadas, Valdemar negou a intenção ser candidato. Ele afirma que não tem vontade de retornar à política, que esse assunto jamais lhe passou pela cabeça e até que tem pavor do plenário. Mas, como se sabe, até 2026 muitas coisas podem mudar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.