Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Alckmin nega conversa com Lula e diz: ‘Ministério é cargo do presidente’

Em meio a especulações de que o MDIC poderia ser oferecido ao Centrão, vice-presidente afirma que tem disposição de ajudar

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 ago 2023, 12h01 - Publicado em 6 ago 2023, 14h28

O vice-presidente Geraldo Alckmin negou neste domingo que tenha conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possibilidade de deixar o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) como parte das negociações para o embarque do Centrão no governo.

“A última conversa que tivemos, no começo da semana, foi sobre a indústria da defesa, inclusive com a presença do ministro da Defesa. Mas vamos conversar. Cargo de ministro é de confiança do presidente da República. A minha disposição é ajudar, é servir e ajudar o Brasil e colaborar com o governo do presidente Lula”, disse Alckmin a jornalistas durante visita a Taubaté (SP).

Em meio às especulações sobre quais cargos poderiam ser oferecidos aos deputados André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos), o MDIC surgiu como um dos possíveis alvos da reforma ministerial. Outras pastas citadas nas últimas semanas são as de Desenvolvimento Social,  Esporte, Ciência e Tecnologia e Minas e Energia.

Como mostrou a coluna Radar de VEJA, há ainda um lobby para que Lula crie um Ministério de Micro e Pequenas Empresas – que seria desmembrado a partir do ministério de Alckmin.

O governo Lula ainda debate internamente caminhos para acomodar os representantes das bancadas de deputados do PP e do Republicanos. Com o embarque de dois partidos do chamado Centrão, a ideia, defendida publicamente pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, é consolidar uma base de apoio para votações na Casa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.