Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Zuckerberg sabia de problemas de privacidade do Facebook, diz jornal

A integra das mensagens não foi divulgada, mas o teor mostra que o presidente executivo levantava duvidas sobre as práticas de compartilhamento de dados

Por Da Redação
Atualizado em 12 jun 2019, 17h55 - Publicado em 12 jun 2019, 17h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma reportagem publicada nesta quarta-feira, 12, pelo jornal americano The Wall Street Journal mostrou que o presidente executivo e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, tinha ciência das práticas problemáticas que a empresa adotava quanto à privacidade de seus usuários.

    Segundo o jornal, a equipe do gigante de tecnologia encontrou e-mails em que o executivo levanta dúvidas sobre algumas práticas de compartilhamento de dados dos usuários com empresas terceiras.

    A equipe do jornal não teve acesso direto ao conteúdo das mensagens, mas sim a descrições do que elas continham — conforme a publicação, há a sugestão de que Zuckerberg sabia de problemas potenciais da plataforma. É algo que pode complicar a situação da empresa, atualmente sob investigação da Comissão Federal do Comércio americana (FTC, na sigla em inglês).

    Se os e-mails forem incluídos no processo, ainda em andamento, o Facebook pode enfrentar multas e punições maiores que o previsto – nos resultados financeiros deste ano, a empresa estimou que terá de pagar entre 3 bilhões de dólares e 5 bilhões de dólares à autoridade regulatória americana. O inquérito tenta entender se, com o caso Cambridge Analytica, o Facebook violou um acordo feito com a FTC em 2012 – no pacto, a empresa se comprometeu a cuidar da privacidade dos dados de seus usuários.

    Nos últimos dois anos, vale lembrar, o Facebook está imerso em escândalo relativo ao uso de dados, seja no caso Cambridge Analytica ou no fornecimento de informações a parceiros como fabricantes de celular e outras empresas. Com a publicação da notícia, as ações da empresa estavam em queda de 1,87%, às 13 horas e 42 minutos (horário de Brasília).

    Continua após a publicidade

    Em resposta à reportagem do Wall Street Journal, o Facebook enviou um comunicado à imprensa americana, no qual diz que “colabora completamente com a investigação da FTC, fornecendo dezenas de milhares de emails, documentos e arquivos”. Um porta-voz da empresa acrescentou: “O Facebook e seus executivos, incluindo Mark Zuckerberg, sempre cumpriram com as regras vigentes. Em nenhum momento Mark ou outro funcionário do Facebook violaram as obrigações da empresa com a FTC.”.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.