Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Viktor Orban anuncia aliança de extrema direita para o Parlamento Europeu

Líder húngaro se unirá com movimentos ultraconservadores da Áustria e da República Tcheca

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jun 2024, 13h21 - Publicado em 30 jun 2024, 12h59

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, disse neste domingo, 30, que pretende criar uma aliança de extrema direita no Parlamento Europeu. O movimento será denominado Patriotas pela Europa e precisará do apoio de ao menos um quarto dos 27 membros da União Europeia para ser considerado um grupo politico oficialmente.

Conhecido pela liderança ultraconservadora a frente do governo húngaro, Orban deve assumir a presidência semestral da União Europeia (UE) na próxima segunda, 1º. Seu objetivo é se unir com o partido austríaco de extrema direita FPÖ e com o movimento do qual faz parte Andrej Babis, ex-chefe de governo tcheco, para estabelecer sua aliança.

Qual o objetivo dessa aliança?

Ao lado dos dois apoiadores, ele fez o anuncio em uma coletiva de imprensa, na qual pediu o apoio de outros partidos. “Começa uma nova era, e o primeiro momento dela, talvez decisivo, é a criação de uma nova facção política que mudará a política europeia”, disse. Junto de Babis e Herbert Kickl, líder do FPÖ, Orban assinou um manifesto patriótico que coloca “paz, segurança e desenvolvimento” como prioridades do movimento, em detrimento de “guerra, migração e estagnação”.

Embora, por enquanto, a aliança seja apenas uma ideia, que ainda necessita do apoio de ao menos quatro outros países, é factível que essa aliança ultraconservadora tome corpo, dada o crescimento de partidos de extrema-direita no Parlamento Europeu. O Fidesz, partido de Orban, está fora de um grande agrupamento político desde que deixou sua aliança com o Partido Popular Europeu (EPP, na sigla original), em 2021.

Ao longo dos próximo semestre a frente da UE, o primeiro-ministro húngaro adotara o lema “Make Europe Great Again” (Faça a Europa Grande Novamente, em tradução direta), emprestado de seu admirador, Donald Trump.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.