Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vice-presidente chinês retomará atividades, diz governo

Xi Jinping, provável futuro líder do país, não era visto em público havia duas semanas, alimentando rumores sobre doença

O provável futuro líder chinês, Xi Jinping, vai comparecer a uma reunião com as nações do Sudeste Asiático nesta semana, anunciou o Ministério das Relações Exteriores neste domingo. Dessa forma, o governo de Pequim sinaliza o retorno de Xi a funções diplomáticas, após uma ausência dele a uma série de eventos com representantes de países estrangeiros.

Leia mais:

Sumiço de Xi Jinping alimentou boatos

O vice-presidente Xi não foi visto em público por quase duas semanas, faltando a reuniões com líderes estrangeiros, incluindo com a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton. Isso alimentou rumores de que Xi teria problemas de saúde.

Ele reapareceu no sábado em uma universidade de Pequim. Agora, deve seguir para a região de Guangxi para comparecer a uma feira comercial para a Associação dos Países do Sudeste Asiático (Asean), que será aberta na sexta-feira.

“O vice-presidente Xi Jinping e os líderes da Asean vão comparecer à cerimônia de abertura e a outras atividades importantes”, informou o ministério, em comunicado em seu site.

Autoridades do governo chinês se recusaram a dizer o que tinha acontecido com Xi, aumentando a especulação de que ele teria sofrido um ataque cardíaco, um derrame, uma cirurgia para a remoção de um tumor ou mesmo uma tentativa de assassinato. Fontes disseram que Xi lesionou a coluna enquanto nadava no início deste mês e que ele obedecia a ordens médicas para ficar em repouso e fazer fisioterapia.

(Com agência Reuters)