PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quanto renderam as viagens internacionais de Lula em investimentos

Desde janeiro, presidente já esteve em mais de uma dezena de países e teve mais de 30 encontros com outros chefes de Estado

Por Da Redação
Atualizado em 3 jul 2023, 14h20 - Publicado em 3 jul 2023, 11h31

Desde janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já esteve em mais de uma dezena de países e teve mais de trinta encontros com outros chefes de Estado, resultando diretamente em 111,5 bilhões de reais em novos investimentos para o Brasil, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, publicados nesta segunda-feira, 3.

Em janeiro, o petista visitou a Argentina, para a cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e o Uruguai. Em fevereiro, foi aos Estados Unidos para se encontrar com o presidente Joe Biden, que anunciou a doação de 2,5 bilhões de reais (cerca de 500 milhões de dólares) para o Fundo Amazônia, que custeia a prevenção, o monitoramento e o combate ao desmatamento no Brasil.

Pouco depois, em abril, Lula embarcou para Pequim, uma viagem que resultou no anúncio de 30 bilhões de reais em em cooperação industrial, tecnológica, comercial e agrícola à época e, agora em junho, mais 3 bilhões de reais em investimentos na indústria automobilística elétrica, segundo a Presidência. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião da cúpula do G7, no Japão, ao lado do presidente dos EUA, Joe Biden
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião da cúpula do G7, no Japão, ao lado do presidente dos EUA, Joe Biden (Ricardo Stuckert/PR)

Em maio, o presidente brasileiro esteve em Londres, recebido pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, que anunciou a contribuição de mais 500 milhões de reais (cerca de 80 milhões de libras) para o Fundo Amazônia. No mesmo mês, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou uma linha de crédito de 1 bilhão de reais para o setor de saúde do Brasil.

Continua após a publicidade

Entram na soma ainda anúncios como 12,5 bilhões para a produção de combustíveis renováveis prometidos pelos Emirados Árabes Sauditas e 32 bilhões, durante visita a Portugal, em investimento das empresas EDP e Galp, para projetos energéticos no Brasil.

Assim como em seus dois primeiros mandatos, os objetivos internacionais de Lula giram em torno de garantir ao Brasil um papel de protagonista nas questões mais espinhosas do momento. 

Entre 2003 e 2010, ele traçou uma diplomacia pragmática e independente, colocando os interesses brasileiros em primeiro lugar. Com a meta de criar um mundo “multipolar”, em oposição à hegemonia americana, ajudou a fundar o Brics, um bloco de economias emergentes que inclui Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas também sentou à mesa com George W. Bush, para impulsionar a agenda do etanol.

Neste terceiro mandato, a estratégia de não alinhamento, uma espécie de tradição brasileira, será testada como nunca antes. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.