Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venizelos proclama vitória à frente do partido socialista grego

Evangelos Venizelos, atual ministro das Finanças e único candidato à direção do Partido Socialista grego, proclamou neste domingo sua vitória nas eleições internas, que o deixará à frente do PASOK a poucas semanas de eleições legislativas antecipadas.

“Acaba de nascer uma nova esperança (…) hoje restabelecemos a confiança em um novo começo”, disse Venizelos, de 55 anos, ao chegar à sede do PASOK no centro de Atenas, uma hora e meia depois do fechamento dos centros eleitorais.

Venizelos sucede o ex-primeiro-ministro Giorgos Papandreu e espera revigorar um partido desgastado por dois anos de crise e em queda livre nas pesquisas, pouco antes de eleições legislativas previstas para o começo de maio.

Segundo estimativas do partido, 200.000 militantes e simpatizantes socialistas participaram da votação, o que representa “uma participação satisfatória”, segundo os organizadores.

Cerca de 390.000 membros do PASOK foram convocados a votar em cerca de mil centros eleitorais em todo o país.

Venizelos apresentou a votação como uma oportunidade de unir o PASOK, muito desgastado pela política de rigor imposta ao país nos dois últimos anos, em troca dos resgates financeiros internacionais.

Os resultados definitivos serão anunciados mais adiante, segundo o partido.

Venizelos será o quarto líder do PASOK, criado por Andreas, pai de Giorgos Papandreu, primeiro-ministro entre outubro de 2009 e novembro de 2011.