Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Universidade Americana em Cabul é atacada; há reféns

O local foi invadido por extremistas e tiros e explosões foram ouvidas. Segundo o reitor da universidade, há mortos e feridos

Por Da redação Atualizado em 24 ago 2016, 15h52 - Publicado em 24 ago 2016, 13h12

Um grupo de extremistas atacou a Universidade Americana do Afeganistão, em Cabul, nesta quarta-feira, onde uma explosão e um tiroteio foram ouvidos. A ação deixou ao menos um estudante morto e outras 12 pessoas feridas. Segundo a emissora americana CNN, a explosão aconteceu por volta das 19h50 do horário local (12h20 em Brasília). 

Humayon Aini, porta-voz da polícia afegã, afirmou que após a explosão, “suicidas com bombas entraram na universidade, onde alguns estudantes estão retidos”. Dezenas de soldados isolaram a área próxima ao centro de ensino, que é geralmente frequentado por profissionais que fazem cursos de meio período.

LEIA TAMBÉM:
Sobe para 80 o número de mortos em atentado em Cabul
Atentado contra minoria xiita em Cabul deixa 61 mortos

Funcionários, estudantes e outras pessoas ficaram presas dentro das salas de aula durante as trocas de tiros. Ahmad Shaheer, estudante da universidade, disse à agência Reuters por telefone que estava preso dentro da universidade. “Estamos presos dentro da nossa sala e há rajadas de tiros”, disse. “Estamos presos e com muito medo”, acrescentou.

Outros estudantes que ainda estão na universidade estão postando mensagens no Twitter com pedidos de socorro. Jornalistas e moradores que estavam na região no momento da explosão também estão compartilhando imagens e vídeos de ambulâncias e carros de polícia nas proximidades da universidade nas redes sociais.

Nenhum grupo assumiu até o momento a responsabilidade do ataque. A diretoria da Universidade Americana do Afeganistão, que abriu em 2006 e possui mais de 1.700 estudantes, ainda não se posicionou oficialmente sobre o ocorrido. A Embaixada dos Estados Unidos em Cabul emitiu um aviso aos cidadãos americanos para que evitem a área. 

Continua após a publicidade

Publicidade