Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

União Europeia anuncia suspensão de novos vistos para russos

Autoridades lançam acordo para reduzir a entrada de turistas russos que viajam para países do bloco 'como se não houvesse guerra'

Por Da Redação
31 ago 2022, 13h07

Os ministros das Relações Exteriores dos países que formam a União Europeia fecharam um acordo sobre a suspensão da emissão de vistos de turismo à Rússia. A decisão ocorreu durante um encontro de autoridades do bloco econômico na terça-feira, 30, em Praga, na República Tcheca.

Na reunião, os ministros concordaram, a princípio, em suspender um acordo de facilitação de vistos com a Rússia. Antes de entrar em vigor, a medida deverá passar pela aprovação do Conselho Europeu. Caso se efetive, a nova regra irá impor um procedimento mais longo e caro para a emissão de vistos aos cidadãos russos.

O chefe de política externa do bloco, Josep Borrell, disse em entrevista coletiva após a reunião que esta decisão “reduzirá significativamente o número de novos vistos emitidos pelos estados membros da União Europeia”, uma vez que o processo se tornará mais difícil e levará mais tempo.

De acordo com Borrell, o “aumento substancial” nas passagens de fronteira da Rússia para nações do bloco desde julho se tornou “um risco de segurança para esses Estados”.

Ele salientou que é preciso engajar a população russa no pacote de sanções, como um sinal de alerta aos prejuízos humanitários e econômicos que o conflito está provocando globalmente. “Vimos muitos russos viajando a lazer como se nenhuma guerra estivesse acontecendo na Ucrânia”, acrescentou.

Continua após a publicidade

+ Zelensky acusa Rússia de realizar ‘terrorismo econômico’ contra Europa

A medida faz parte de um pacote de sanções que Bruxelas e países do bloco têm adotado individualmente para punir a Rússia por conta de sua invasão à Ucrânia.

+ Apesar de crise energética, UE renova sanções contra a Rússia até 2023

Alguns países do bloco já haviam, de forma isolada, cancelado vistos para turistas russos, como a República Tcheca e a Polônia. Desde então, no entanto, eles exigiram que Bruxelas promulgasse uma proibição completa e coletiva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.