Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ucrânia diz ter interceptado um dos maiores ataques com drones da Rússia

Defesas abateram 89 drones e um míssil russos durante ofensiva que tinha como alvo a capital Kiev, seus arredores e outras regiões do país

Por Da Redação
31 jul 2024, 14h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A força aérea da Ucrânia afirmou nesta quarta-feira, 31, que interceptou um dos maiores ataques com drones de longo alcance lançados pela Rússia nos últimos meses, derrubando 89 desses equipamentos e um míssil que tinham como alvo a capital Kiev, seus arredores e outras regiões do país.

    A administração militar de Kiev disse que mais de 40 drones foram abatidos durante a noite na capital e sua região circundante. Um míssil Kh-59 disparado na região sul de Mykolaiv também foi derrubado pela força aérea. A queda dos detritos danificou os telhados, janelas e fachadas de 13 residências privadas na região, mas ninguém se feriu.

    “Este é um dos ataques mais maciços de Shahed-131/136 atacam drones”, disse a força aérea, identificando o tipo de drone, fabricado no Irã, utilizado na ofensiva.

    O porta-voz da agência de espionagem militar ucraniana, Andriy Yusov, afirmou que o ataque tinha como objetivo identificar e esgotar os pontos de defesa aérea e que o número “significativo” de drones não estavam equipados com explosivos. 

    Continua após a publicidade

    Kiev mantém suas unidades de defesa escondidas para evitar ataques diretos. No entanto, um porta-voz de espiões militares disse à agência de notícias Reuters na semana passada que a Rússia estava investindo no envio de drones baratos para filmar o território ucraniano e tentar identificar os pontos de defesa do país.

    Alerta de ataque

    A ofensiva com um enxame de drones foi a sétima do tipo realizado contra Kiev no mês de julho, de acordo com o chefe da administração militar de Kiev, Serhiy Popko. A capital e grande parte das regiões leste e central do país emitiram alertas de ataque aéreo desde a noite de terça-feira.

    Para se proteger de possíveis ataques, cerca de 11.500 moradores se abrigaram em estações de metrô durante a noite, enquanto os drones avançavam de “todas as direções possíveis”, disseram as autoridades de Kiev.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.