Trump faz teste para saber se está com coronavírus e resultado é negativo
Presidente americano se reuniu com Bolsonaro no último fim de semana; integrantes da comitiva brasileira acabaram infectados
O resultado do teste para o novo coronavírus. do presidente americano Donald Trump deu negativo, anunciou seu médico Sean Conley em nota neste sábado, 14. Trump havia anunciado durante que tinha realizado os exames na noite de sexta-feira, mas não detalhou quando o resultado sairia.
A imprensa americana pressionava o presidente por maiores esclarecimentos – se havia ou não se submetido a um teste de contágio do Covid-19, por exemplo – desde que foi confirmado que o secretário de Comunicação do governo de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, estava contaminado. Wajngarten integrava a comitiva do presidente Bolsonaro que viajou a Miami no último fim de semana. Na ocasião, Bolsonaro e Trump jantaram juntos e realizaram reuniões bilaterais.
Duas outras pessoas que estavam com o presidente em Mar-a-Lago – o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e a advogada pessoal de Bolsonaro, Karina Kufa – testaram positivo. Outros integrantes da comitiva, como o deputado Eduardo Bolsonaro, o ‘zero três’, e a primeira-dama Michelle Bolsonaro receberam resultados negativos para o novo coronavírus. O presidente Bolsonaro também se submeteu aos testes e anunciou nas redes sociais que não estava infectado.
O governo brasileiro comunicou oficialmente a Casa Branca na quinta-feira sobre o diagnóstico de Wajngarten está infectado. “O governo brasileiro (…) comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento [contaminação de Wajngarten] para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias”, disse o Palácio do Planalto, na ocasião, em nota. Mesmo com a confirmação do diagnóstico do brasileiro, Donald Trump havia afirmado que não estava “preocupado”. Em um primeiro momento, a Casa Branca informou que o presidente não iria se submeter a testes do Covid-19.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro primeiro minimizou o impacto do novo coronavírus, mas depois apareceu em uma transmissão nas redes sociais usando máscara cirúrgica. Ele também fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite de quinta desestimulando protestos que haviam sido convocados para este domingo 15.