Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tribunal determina que Trump divulgue declaração de imposto de renda

Decisão está relacionada a investigação do pagamento de suborno da campanha de Trump a mulheres com quem o republicano teria mantido relações extraconjugais

Por Da Redação
4 nov 2019, 16h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi intimado nesta segunda-feira, 4, a entregar suas declarações de imposto de renda dos últimos oito anos a um tribunal federal de Nova York. A decisão foi tomada durante o processo do caso que investiga o pagamento de suborno pela campanha eleitoral de Trump a duas mulheres com quem ele supostamente manteve relações extraconjugais. 

    No início de outubro, o juiz Víctor Marrero, do Tribunal Federal de Nova York, pediu que o americano entregasse suas declarações à Justiça. A defesa de Trump, contudo, entrou com um recurso, alegando que o republicano tem imunidade em processos criminais como presidente. 

    O Segundo Circuito de Cortes de Apelação dos Estados Unidos, contudo, negou a apelação. A justificativa dos três juízes que compõem o tribunal é que a intimação é direcionada à empresa de contabilidade de Trump, Mazars USA, e não a ele especificamente.

    Em 1973, o Ministério da Justiça americano decidiu que um presidente em exercício não pode ser indiciado pelo Judiciário, mas apenas por meio de processo de impeachment no Legislativo. Mas, como lembra o New York Times, “essa política não tem impedido investigações contra o presidente”.

    Segundo a própria defesa, Trump não poderia ser indiciado mesmo se ele atirasse em alguém em plena Quinta Avenida, uma das mais movimentadas de Nova York, graças a sua imunidade. O argumento foi descrito como “repugnante aos valores constitucionais” pelo tribunal inferior que julgou o caso em primeira instância no dia 7 de outubro.

    Continua após a publicidade

    A disputa judicial, que foi iniciada em agosto, está relacionada ao pagamento de suborno da campanha eleitoral de Trump, em 2016, por meio de um dos advogados pessoais do republicano, Michael Cohen, à atriz pornográfica Stormy Daniels, nome artístico de Stephanie Clifford, e à modelo Karen McDougal.

    Ambas que afirmam ter tido relações sexuais com Trump quando ele já era casado com a atual primeira-dama, Melania — teriam sido pagas para não revelar os escândalos extraconjugais.

    O presidente ainda pode recorrer à Suprema Corte para não entregar os documentos à Justiça.

    Continua após a publicidade

    Quando anunciou a campanha em 2015, o presidente prometeu liberar suas declarações de Imposto de Renda, mas isso nunca aconteceu – nem em campanha, nem após assumir o cargo. Neste ano, a comissão parlamentar que investiga as questões fiscais tinha dado à Casa Branca até abril para Trump entregar os documentos. A resposta foi que ele “jamais” entregará suas declarações de impostos.

    Trump é o primeiro líder dos Estados Unidos em quase 40 anos a se recusar a liberar essas informações. Apesar de sua resistência, o cerco está se fechando. Ao intensificar a batalha no tribunal, resta cada vez menos espaço para suas manobras.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.