Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Todos os 50 estados americanos já iniciaram algum tipo de reabertura

Há grande discrepância entre medidas adotadas por governadores: enquanto algumas regiões funcionam há semanas, outras ainda apostam no relaxamento lento

Por Da Redação
Atualizado em 20 Maio 2020, 10h23 - Publicado em 20 Maio 2020, 09h59

Todos os 50 estados americanos já iniciaram algum tipo de relaxamento das medidas de isolamento social implantadas para combater o avanço do novo coronavírus, segundo o jornal The New York Times. Alguns governadores, contudo, ainda apostam em uma reabertura lenta e adotam restrições mais rigorosas.

Connecticut está entre os últimos estados a iniciar a reabertura. Lojas, museus e escritórios serão autorizados a voltar a funcionar a partir desta quarta-feira, 20. Não muito longe dali, em Nova Jersey, o relaxamento das medidas acontece de forma mais limitada, com permissão apenas para a reabertura de lojas de varejo, além da concessão de subsídios para a indústria.

ASSINE VEJA

Covid-19: Amarga realidade
Covid-19: Amarga realidade As cenas de terror nos hospitais públicos brasileiros e as saídas possíveis para mitigar a crise. Leia nesta edição. ()
Clique e Assine

O contraste ilustra uma dinâmica que acontece em todo o país, com vastas discrepâncias na forma como os estados decidiram conduzir a reabertura. Os Estados Unidos são atualmente a nação mais afetada pela pandemia de Covid-19, com 1.528.661 casos e 91.938 mortes. Ainda assim, o presidente Donald Trump vem travando uma batalha interna ao incentivar a retomada da economia.

O estado de Nova York, que concentra a maior parte dos casos em todo o país, adota um projeto de reabertura em fases, de acordo com o retrocesso do vírus em cada uma de suas regiões, desde a última sexta-feira 15. As reaberturas, contudo, estão limitadas à construção civil, indústria e varejo, e não incluem grandes mudanças no dia a dia da população.

Continua após a publicidade

O governador Andrew Cuomo decretou quarentena em 22 de março, e as restrições devem ser relaxadas em todo o estado até 28 de maio. A cidade de Nova York, epicentro da Covid-19 no país, será a última região a reabrir.

Já o estado da Califórnia, que foi o primeiro a instaurar a obrigatoriedade do isolamento social, começou a levantar as restrições da quarentena em 12 de maio, e desde então lojas e shoppings centers foram autorizados a voltar a funcionar em algumas áreas onde a propagação do vírus desacelerou.

Enquanto os estados no nordeste e na costa oeste do país – em geral administrados por governadores democratas – seguem projetos de reabertura lenta, muitos dos estados ao sul dos Estados Unidos já estão funcionando normalmente há algumas semanas. É o caso da Georgia, onde academias, salões de beleza e restaurantes já funcionam, e as recomendações de distanciamento social foram relaxadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.