Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto e tsunami atingem ilhas da Indonésia

Tremor foi precedido por terremoto de 6,1 graus e várias réplicas mais fracas; ao menos uma pessoa morreu e dez ficaram feridas

Um terremoto de magnitude 7,5 graus na escala Richter sacudiu nesta sexta-feira, 28, a ilha de Célebes, situada no norte da Indonésia. Horas depois, um tsunami atingiu a estância turística de Palu e a vila de pescadores de Donggala.

O sismo foi sentido após um primeiro terremoto durante a madrugada, com força de 6,1 graus e várias réplicas mais fracas. Ainda não há uma avaliação completa dos danos mas, segundo as autoridades locais, o primeiro terremoto destruiu algumas construções, matou uma pessoa e feriu ao menos outras dez.

Após o tremor da madrugada, as autoridades locais pediram que todas as pessoas nas áreas atingidas ficassem em locais seguros, longe dos prédios danificados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) localizou o hipocentro do segundo tremor a 10 quilômetros dentro da terra e a 56 quilômetros ao norte da cidade de Donggala, segundo dados provisórios. Um alerta de tsunami foi ativado, mas logo suspenso. Durante o dia, o fenômeno atingiu a ilha de Sulawesi.

Segundo o porta-voz da agência de desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, ainda não há informações completas sobre os danos causados pelos tremores porque as equipes de resgate ainda não conseguiram alcançar todos os vilarejos atingidos. A comunicação com os locais também foi prejudicada pelos terremotos.

Pelo menos 557 pessoas morreram e quase 400.000 foram retiradas de suas casas em razão dos quatro terremotos de magnitudes entre 6,3 e 6,9 que sacudiram a ilha de Lombok entre 29 de julho e 19 de agosto passados.

(Com EFE)