Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Terremoto causa pânico na Venezuela e é sentido em Manaus

Tremor tem reflexo em Roraima, Amazonas e Acre; não houve vítimas nem danos materiais nas proximidades do epicentro

Por Da Redação
Atualizado em 22 ago 2018, 11h57 - Publicado em 21 ago 2018, 20h56

Um forte terremoto sacudiu na tarde desta terça-feira (21)  no Norte da Venezuela, provocando pânico na população. Até o momento, não foram reportadas vítimas ou danos materiais. Mas o tremor foi sentido na capital, Caracas, em Trinidad e Tobago, Granada e na região Norte do Brasil.

De acordo com a Fundação Venezuelana de Pesquisas Sismológicas (Funvisis), o tremor foi registrado às 17h31 locais (18h31 em Brasília), com epicentro no rio Caribe, no estado Sucre, a 400 quilômetros de Caracas.

Há divergências sobre a magnitude. A fundação informou que o tremor atingiu 6,3 graus na Escala Richter, enquanto o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) atribuiu ao terremoto magnitude 7,3. Tampouco houve consenso sobre a profundidade do epicentro – para a Funvisis, de 100 metros; para o USGS, de 123,2 km.

“Foi sentido em vários estados do país (…). A esta hora não há notícias de vítimas. Estamos fazendo uma avaliação de danos”, declarou o ministro do Interior, general Néstor Reverol.

As redes sociais foram inundadas por mensagens de alarme, especialmente de habitantes da região de Caracas, pouco habituada a este tipo de fenômeno. Na zona da capital vivem cerca de quatro milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

“Fazemos um apelo à calma. Temos ativadas as equipes de avaliação de riscos”, declarou o general Reverol em mensagem na TV estatal.

O tremor foi percebido em Manaus, segundo o jornal A Crítica. As pessoas que estavam em dois edifícios da cidade foram removidas, por causa do tremor. Os próprios moradores de vários prédios desceram para a rua. Em Roraima, várias cidades sentiram o abalo, entre as quais Pacaraima, que vive a crise da imigração venezuelana. Também houve reflexos em Rio Branco, no Acre.

Houve dois terremotos fortes na história da Venezuela. O primeiro, em Caracas em 1967, atingiu magnitude 6,7, na escala Richter, e causou 200 mortes. O outro, em 1997, com 7,0 graus, se deu em Cariaco, também no estado Sucre, com 73 mortos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.