Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Telhado de ginásio desaba em escola na China, deixando onze mortos

Um time feminino de vôlei estava treinando na quadra no momento do incidente; mídia local relatou que a maioria das vítimas são crianças

Por Da Redação
24 jul 2023, 13h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rescuers work at a school gym after the roof of the building collapsed in Qiqihar, in China's northeastern Heilongjiang province early on July 24, 2023. Ten people have died and one remained trapped after the roof of a school gym collapsed in northeastern China, state media reported. (Photo by CNS / AFP) / China OUT
     (CNS/AFP)

    O telhado de um ginásio em uma escola na China desabou nesta segunda-feira, 24. No momento do acidente, um time de vôlei feminino treinava na quadra. Ao menos onze pessoas morreram, a maioria crianças, segundo a mídia local.

    Publicidade

    O acidente ocorreu na cidade de Qiqihar, no noroeste do país. A Rádio Nacional da China informou que o técnico do time de vôlei feminino do Ensino Médio participou das operações de resgate, chamando os nomes das alunas enquanto equipes de busca remexiam nos escombros.

    Publicidade

    Apenas oito das 19 pessoas que estavam dentro do ginásio sobreviveram. Enquanto isso, pais angustiados lotaram um hospital próximo á escola, em busca de atualizações.

    A polícia deteve os chefes de uma empresa local de construção, sob acusação de despejar perlita – uma forma de vidro vulcânico – no telhado do ginásio durante uma obra adjacente. O mineral teria absorvido a água da chuva, após as fortes tempestades na área, aumentando o peso sobre o telhado. Autoridades acreditam que isso causou o acidente, relatado às 15h do horário local (4h em Brasília).

    Publicidade

    + O plano da China para mandar astronautas à Lua até 2030

    Os pais criticaram os funcionários da escola, dizendo que houve falha na comunicação sobre as operações de resgate.

    Publicidade

    “Eles me disseram que minha filha se foi, mas nunca chegamos a vê-la. Todas as crianças estavam com o rosto coberto de lama e sangue quando foram enviadas para o hospital. Eu implorei, por favor, deixe-me identificar a criança. E se não fosse minha filha?”, disse um homem em um vídeo que circulou nas redes sociais.

    “O que [as autoridades] têm feito quatro, cinco ou até seis horas depois que as crianças foram enviadas para o hospital? Os médicos não estão se comunicando conosco sobre como está indo o resgate”, acrescentou ele.

    Publicidade

    O vídeo levou muitos internautas em todo o país a questionarem a forma como a polícia tratou os pais dos alunos da escola. Algumas pessoas também criticaram a falta de fiscalização, que teria permitido a permanência da perlita no telhado do ginásio.

    Continua após a publicidade

    + Ataque com faca deixa seis mortos em escola infantil na China

    Publicidade

    Acidentes de construção são comuns na China e são atribuídos a padrões de segurança, bem como fiscalização, negligentes. Em junho, uma explosão em uma churrascaria no noroeste da China matou pelo menos 31 pessoas. Uma investigação preliminar descobriu que um funcionário do restaurante estava substituindo uma válvula quebrada em um tanque de gás liquefeito quando o incidente ocorreu.

    Em abril, um incêndio em um hospital de Pequim também matou 29 pessoas e levou alguns sobreviventes desesperados a fugir, pulando pelas janelas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.