Um tribunal do Reino Unido está processando um homem por ameaças de morte à rainha Elizabeth II. Segundo a Polícia Metropolitana de Londres, o suspeito foi encontrado portando uma balestra – tipo de arco e flecha adaptado – nos terrenos do Castelo de Windsor no dia de Natal.
+ Senadora australiana chama rainha Elizabeth de ‘colonizadora’
Jaswant Singh Chail, de 20 anos, está sob custódia desde o dia 25 de dezembro de 2021, quando foi preso nos arredores da residência real na Inglaterra. A polícia alegou que ele foi detido ao tentar invadir o local.
Na ocasião, a monarca estava hospedada no Castelo de Windsor para o almoço de Natal com seu filho, o Príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles, a Duquesa da Cornualha.
+ Família real britânica escondeu 187 milhões de libras em testamentos
Uma investigação do Comando Antiterrorista enquadrou o jovem sob a Lei de Traição de 1842, segundo a qual é uma ofensa portar armas de fogo na presença da rainha com a intenção de feri-la, alarmá-la ou causar violação da paz.
+ Rainha Elizabeth é imune a mais de 160 leis do Reino Unido
Em 1981, Marcus Sarjeant foi preso por efeito da mesma legislação, após disparar tiros de festim contra a rainha durante o desfile Trooping the Color, cerimônia da infantaria britânica.
Chail, morador da cidade portuária de Southampton, deverá comparecer ao julgamento no Tribunal de Magistrados de Westminster em 17 de agosto.