Clique e assine a partir de 9,90/mês

Sírios recebem SMS: Alepo será bombardeada nas próximas 24 horas

A mensagem de texto alerta que Alepo será atingida por "ataque estrategicamente planejado com armas de alta precisão"

Por Da redação - Atualizado em 14 nov 2016, 11h44 - Publicado em 14 nov 2016, 11h11

Os moradores da parte leste de Alepo, dominada pelos rebeldes, receberam uma assustadora mensagem pelo celular nesse domingo: sua cidade será bombardeada, evacuem a região nas próximas 24 horas. A mensagem de texto alerta que doentes e feridos devem deixar a cidade antes do “ataque estrategicamente planejado com armas de alta precisão”.

Os rebeldes também receberam um ultimato para entregar as armas, ou serão mortos. Segundo a rede americana CNN, a mensagem deve ter sido enviada pelo governo da Síria, o único lado na guerra que já dura mais de cinco anos capaz de enviar mensagem em massa à população síria.

Por enquanto, não há relatos de bombardeios em Alepo nesta segunda-feira, mas testemunhas afirmam que caças sobrevoaram a cidade.

O alerta recebido por SMS é visto como uma resposta do governo sírio a uma ofensiva de rebeldes no mês passado para romper o cerco do regime à cidade de Alepo. O ditador Bashar Assad afirma que sua única opção é “limpar” Alepo. “É preciso limpar essa área e empurrar os terroristas para a Turquia, para que voltem ao lugar de onde saíram, ou matá-los”.

Continua após a publicidade

A força aérea russa garante apoio ao regime sírio desde setembro do ano passado com bombardeios em redutos rebeldes. Escolas e hospitais foram alvos de ataques nos últimos meses na área leste de Alepo.

Publicidade