Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sete chapas disputarão eleição para governo do DF

A Câmara Legislativa dos Distrito Federal homologou nesta terça-feira sete das 10 chapas inscritas no processo de eleição indireta para o cargo de governador do Distrito Federal. De acordo com informações divulgadas pela Câmara, apenas estas sete chapas estavam em condições de participar da eleição marcada para o próximo sábado.

Segundo nota da Câmara, as chapas que apresentaram a documentação necessária têm como candidatos Aguinaldo de Jesus (PRB), Luiz Filipe Coelho (PTB), Antonio Ibañez Ruiz (PT), Rogério Rosso (PMDB), José Messias de Souza (PC do B), Nilton Reis (PV) e Wilson Lima (PR).

A diminuição do número de candidatos deve-se a falhas nos documentos dos postulantes. O problema está em torno das interpretações das regras para disputar a eleição. A Câmara permite, por exemplo, que o candidato não seja deputado, mas determina que esteja filiado a um partido político há pelo menos um ano antes da votação.

O vencedor vai assumir em definitivo o governo do DF até o fim do ano. A eleição será decidida pelos 24 deputados distritais, dos quais ao menos sete são citados no inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o esquema de pagamento de propina no governo, que seria chefiado pelo governador cassado José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM).

(Com Agência Estado)