Clique e assine a partir de 9,90/mês

Santorum venceu Romney em Iowa por 34 votos, aponta apuração final

Por Da Redação - 19 jan 2012, 13h02

Washington, 19 jan (EFE).- O ex-senador Rick Santorum ganhou os caucus (assembleias primárias) de Iowa por 34 votos de diferença sobre o ex-governador Mitt Romney, a quem inicialmente foi atribuída a vitória, revelou a apuração final desta quinta-feira.

Santorum somou 29.839 votos frente a 29.805 de Romney, de acordo com o jornal ‘Des Moines Register’ de Iowa nas prévias de 3 de janeiro.

Iowa foi palco da primeira etapa no processo de eleições primárias que deve escolher o candidato republicano para enfrentar o presidente Barack Obama no pleito de novembro.

No entanto, Santorum não pode ser declarado ainda oficialmente vencedor, porque os votos de oito distritos eleitorais sumiram, reconheceu em comunicado o Partido Republicano de Iowa.

Continua após a publicidade

Esta quinta-feira guardou outras surpresas ao processo de designação do candidato republicano. A iminente retirada de Rick Perry, adiantada pela rede ‘CNN’, deixará somente quatro candidatos na disputa: o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, considerado o favorito; o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich; o ex-senador Rick Santorum e o congressista ultraliberal Ron Paul.

Segundo ‘The Washington Post’, Perry dará apoio a Gingrich quando anunciar sua retirada em uma conferência prevista para as 14h (de Brasília) desta quinta-feira.

Apesar da boa saída e a elevada arrecadação de fundos, Perry foi penalizado por seus pobres discursos nos debates pela TV com seus rivais.

As últimas pesquisas publicadas sobre as próximas votações primárias, que ocorrerão na Carolina do Sul no sábado, refletem uma redução da vantagem de Romney com relação ao segundo melhor situado nesse estado sulista, Newt Gingrich. EFE

Publicidade