Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Saddam Hussein ganha canal de televisão

Por Da Redação 30 nov 2009, 19h12

O ex-líder iraquiano Saddam Hussein, executado em 2006, é homenageado e ganha um canal de televisão no país totalmente dedicado a sua vida. A programação inclui discursos, imagens e poesias proclamadas pelo ex-ditador.

A transmissão é secreta e acontece um mês antes do terceiro aniversário da execução de Hussein, realizada no dia 30 de dezembro. Chamado Al-Arab, o canal não possui sede no Iraque e também é transmitido pela internet.

Parentes de Hussein e integrantes do partido que ele liderava negaram qualquer envolvimento. Ainda assim, a imprensa internacional aponta ex-partidários políticos de Saddam como os principais responsáveis pelo financiamento das transmissões.

Glorificação de um tirano – O estadista Saddam Hussein foi afastado do poder depois que os Estados Unidos invadiram o Iraque, em 2003. Após ser capturado, o ex-líder foi julgado e executado no país pelas autoridades americanas.

Jaber Habib Jaber, um parlamentar iraquiano, classificou a TV de Hussein como “glorificação de um tirano”. Apesar da posição contrária do governo, muitos moradores de Bagdá estão contentes com o canal e já o elegeram como favorito.

Continua após a publicidade

Publicidade