Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia intensifica ataques contra Kherson e leste da Ucrânia

Região estratégica esteve sob controle russo desde o início da guerra e foi retomada em novembro pela contraofensiva ucraniana

Por Da Redação
28 dez 2022, 10h36

As tropas russas intensificaram ataques com morteiros e artilharia pesada à cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, nesta quarta-feira, 28, de acordo com militares ucranianos. A região esteve sob controle da Rússia desde o início da guerra e foi recuperada pela contraofensiva de Kiev em novembro. 

Segundo o relatório do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, foram disparados 33 mísseis de vários lançadores de foguetes contra alvos civis nas últimas 24 horas, informação negada pelo Kremlin. 

+ Exército russo anuncia abandono da cidade ucraniana de Kherson

Combates intensos também aconteceram em torno da cidade de Bakhmut, controlada pelos ucranianos, na província oriental de Donetsk, e ao norte, em torno das cidades de Svatove e Kreminna na província de Luhansk, onde as forças ucranianas estão tentando quebrar as linhas de defesa russa. 

Sirenes de ataque aéreo também soaram por toda a Ucrânia nesta quarta e, de acordo com a mídia estatal, o alerta foi dado depois que jatos russos alocados em Belarus decolaram, informação que não foi confirmada. 

Continua após a publicidade

Após mais de 10 meses de conflito, a guerra ainda parece longe do fim. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem trabalho em um plano de paz de dez pontos que prevê que a Rússia respeite totalmente a integridade territorial do país e retire suas tropas o mais rápido possível. 

No entanto, o Kremlin se recusa a aceitá-lo e insiste para que Kiev reconheça a anexação das regiões de Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk, anunciadas após referendos que, segundo os ucranianos, foram repletos de fraudes e ameaças. 

+ Ucrânia: Com minas e armadilhas, Rússia fez Kherson uma ‘cidade da morte’

“Não pode haver plano de paz para a Ucrânia que não leve em conta as realidades de hoje em relação ao território russo, com a entrada de quatro regiões na Rússia. Planos que não levam em conta essas realidades não podem ser pacíficos”, disse o porta-voz do governo, Dmitry Peskov. 

Continua após a publicidade

As tropas russas abandonaram a cidade de Kherson no início de novembro após uma série de confrontos intensos em uma das vitórias mais significativas da contraofensiva ucraniana. Localizada na foz do rio Dnipro, a região serve como porta de entrada para a Crimeia, região anexada pela Rússia desde 2014. 

A alegria da retomada logo deu lugar a novos temores devido aos intensos bombardeios russos na região, obrigando Kiev a realizar a retirada em massa de civis do local. De acordo com o governo ucraniano, o ataque mais recente aconteceu no último sábado, 24, deixando 10 pessoas mortas e 58 feridas. 

+ O próximo passo do plano da Ucrânia para ganhar a guerra

Segundo o analista militar da Ucrânia, Oleh Zhdanov, os russos conseguiram se reforçar nas últimas semanas, embora não tenham ocorrido mudanças substanciais até então. 

Continua após a publicidade

“Houve muito pouca mudança em termos de linha de frente, mas a pressão do inimigo se intensificou, tanto em termos de número de homens quanto de tipo e quantidade de equipamentos”, disse. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.