A Rússia fez ameaças veladas à Finlândia e à Suécia nesta quarta-feira, 20. Os dois países estudam a possibilidade de ingressar na Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, e a hipótese desagrada Moscou, segundo informações da agência de notícias russa Tass.
Maria Zakharova, uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do governo da Rússia, afirma que a Otan, protegida pelos Estados Unidos, está tentando atrair Finlândia e Suécia. Os governos dos dois países passaram a considerar o ingresso na Otan após a ofensiva militar russa contra a Ucrânia.
“Nós demos os nossos avisos, tanto publicamente como pela via dos canais bilaterais; eles sabem disso, então não há surpresas. Eles foram informados sobre tudo, sobre o que aderir à Otan vai acarretar”, disse Zakharova. Na semana passada, ela já havia alertado os dois países ao dizer que “eles têm que entender as consequências de tal medida para nossas relações bilaterais e para a arquitetura da segurança europeia como um todo”.
O primeiro-ministro da Finlândia já se manifestou sobre o assunto e disse que decidirá “em algumas semanas” se pedirá adesão à aliança. A Suécia adota uma posição mais cautelosa, mas não descarta a possibilidade.