Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney lidera apuração nas primárias republicanas de Porto Rico

San Juan, 18 mar (EFE).- O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney se apresenta como o vencedor das primárias republicanas realizadas em Porto Rico neste domingo, dentro da longa disputa pela candidatura presidencial do partido nos Estados Unidos.

Segundo os dados fornecidos pelo centro de acompanhamento eleitoral e com 17% dos votos apurados, Romney obteve 82,99% dos votos, seguido pelo ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum, com 8,38%, do ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, com 2,55%, e do legislador texano Ron Paul, com 1,83%.

Porto Rico, que é um estado livre associado dos Estados Unidos, fornece 23 delegados, mas três deles são ‘superdelegados’, ou seja, já estão designados e podem votar em quem decidirem.

São eles o governador de Porto Rico, Luis Fortuño, e a delegada nacional do Partido Republicano na ilha, Zoraida Fonalledas, que apoiam Romney; e do presidente local do partido, Carlos Méndez, que deve dar seu voto a Newt Gingrich.

Se estes resultados forem confirmados quando a apuração dos votos estiver completa, Romney terá 20 delegados que estão em jogo na votação deste domingo, já que a norma estabelece que se um mesmo candidato acumula o apoio de mais de 50% dos eleitores ele tem direito a todos os delegados.

Por outro lado, se nenhum candidato tivesse obtido a maioria, os delegados teriam sido repartidos proporcionalmente entre os candidatos.

É necessário o apoio de 1.144 delegados para conseguir a candidatura presidencial republicana na convenção nacional do partido, que acontecerá na Flórida em agosto. Quem for escolhido será o oponente de Barack Obama, que busca a reeleição em novembro.

Segundo a apuração oficial do Partido Republicano, com dados não definitivos, até o dia 16 de março, Romney contava com o apoio de 416 delegados, Santorum com 170, Gingrich com 133 e Paul com 26. EFE