Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebeldes tuaregues assumem controle de Gao, principal cidade do norte de Mali

Argel, 1 abr (EFE).- Os rebeldes tuaregues do Movimento Nacional para a Liberação de Azawad (MNLA) anunciaram neste domingo que tomaram o controle de Gao, a principal cidade do norte de Mali, situada a cerca de mil quilômetros da capital Bamaco.

‘O Movimento Nacional de Libertação de Azawad informa que sua bandeira ondeia por toda a localidade e que a região de Gao está a partir de agora sob seu controle e administração’, afirmou um comunicado do MNLA divulgado no site da organização.

As tropas rebeldes lançaram no sábado passado uma ofensiva contra as posições do exército na cidade, após terem tomado o controle da localidade vizinha de Ansongo.

No início da ofensiva, o capitão Amadu Haye Sanogo, chefe da Junta Militar que depôs em 22 de março o presidente Amadu Tumani Touré, solicitou que o exército malinês abandonasse Gao.

Os rebeldes confirmaram a retirada das tropas e anunciaram que tomaram controle dos dois principais quartéis da localidade.

O MNLA disse que a ofensiva continuará e que o objetivo agora é a cidade de Tombuctu, a cerca de 950 quilômetros da capital.

A organização também pediu que a Comunidade Econômica da África do Oeste (Cedeao) interfira no conflito para ‘restabelecer a paz’. A Cedeao, que conta com quinze membros, entre eles Mali, condenou anteriormente as ações do MLNA e defendeu a unidade territorial no país.

Em janeiro, a organização iniciou uma grande ofensiva para a ‘libertação de Azawad’, uma região de 850 mil quilômetros quadrados localizada na zona desértica de Mali e habitada por tribos árabes e tuaregues. EFE