Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Queda de energia no Paquistão deixa 220 milhões de pessoas sem luz

Rede Nacional está paralisada desde as 7h (horário local), em meio a ampla crise energética que assola o país

Por Da Redação
23 jan 2023, 10h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A general view of the high voltage lines during a nationwide power outage in Rawalpindi on January 23, 2023. - A massive power breakdown in Pakistan on January 23 affected most of the country's more than 220 million people, including in the mega cities of Karachi and Lahore. (Photo by Aamir QURESHI / AFP)
    Uma grande queda de energia no Paquistão afetou a maioria dos mais de 220 milhões de habitantes do país, inclusive nas megacidades de Karachi e Lahore. 23/01/2023 - (Aamir Qureshi/AFP)

    Cerca de 220 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade nesta segunda-feira, 23, após uma queda de energia atingir todo o Paquistão. O problema na rede elétrica aumenta temores de uma crise generalizada do setor de energia no país do sul da Ásia, que já enfrenta escassez de combustível nos meses de inverno.

    Publicidade

    O Ministério de Energia do Paquistão afirmou, em um comunicado, que a “Rede Nacional do país caiu às 7h (meia-noite de Brasília), causando uma falha generalizada no sistema de energia. O trabalho de manutenção do sistema está progredindo rapidamente”, disse.

    Publicidade

    + Inundação no Paquistão foi 50% maior pelo aquecimento global, diz estudo

    Ainda não está claro quanto tempo irá durar a queda de energia, mas esforços para restaurar a eletricidade estão em andamento. O Ministério destacou que há um “número limitado de redes” na capital Islamabad e na cidade de Peshawar. Na cidade de Quetta, na província do Baluchistão, no sudoeste do Paquistão, a interrupção afetou todos os aspectos da vida cotidiana, incluindo hospitais, mercados e residências.

    Publicidade

    + Onda de calor leva temperaturas de quase 50°C para Índia e Paquistão

    A falha ocorre enquanto a frágil economia do país ainda luta contra vários desafios, incluindo uma grave crise de energia. No início deste mês, o primeiro-ministro, Shehbaz Sharif, ordenou que todos os departamentos federais reduzissem o consumo de energia em 30%, e determinou que todos os mercados fechassem às 20h30 e os restaurantes, às 22h.

    Publicidade

    + Ex-premiê do Paquistão é baleado em ‘tentativa de homicídio’ em protesto

    A decisão de reduzir o uso de energia após o Paquistão anunciar que as reservas cambiais haviam diminuído para níveis muito baixos. Em dezembro, o total de reservas cambiais líquidas do país era de US$ 11,7 bilhões, metade do valor do início do ano passado, segundo o banco central.

    Publicidade

    A queda de energia desta segunda-feira é o desligamento de energia mais generalizado do Paquistão desde 2021, quando o país ficou na escuridão por horas após uma queda repentina na frequência no sistema de transmissão de energia.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.