O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (05) que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de marcar um encontro com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é “corajosa e madura”, e disse estar esperando um “resultado positivo”.
A cúpula histórica irá acontecer em 12 de junho em Singapura, na mais recente reviravolta em um percurso diplomático americano de alto risco para conter o programa de armas nucleares de Pyongyang.
Na sexta-feira (01), Trump, em uma reversão completa, disse que irá realizar o encontro com Kim, após inicialmente cancelá-lo, citando o que chamou de “hostilidade aberta” de Pyongyang.
“Eu ainda espero que este encontro – uma decisão muito corajosa e madura que o presidente americano, Donald Trump, teve, de ter contato direto com o líder norte-coreano, Kim Jong-un- aconteça, e nós todos esperamos um resultado positivo”, disse Putin em entrevista à China Media Group.
Putin deve participar de uma cúpula da Organização para Cooperação de Xangai mais tarde nesta semana.
O líder do Kremlin disse no mês passado que seu próprio encontro proposto com Trump não está sendo organizado por ora e que foi adiado por problemas.
Trump disse em março que os dois líderes iriam se encontrar em breve, mas desde então os laços já ruins entre Washington e Moscou pioraram ainda mais por conta do conflito na Síria e o envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido.
Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, se encontrou com Kim Jong-un em Pyongyang. Na reunião, os dois líderes expressaram seu desejo de estreitar mais os lações entre suas nações.
Lavrov, por sua parte, convidou Kim para visitar a Rússia. “Venha o senhor para a Rússia, ficaremos felizes em vê-lo”, afirmou.
(Com Reuters)