Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘Putin cometeu um grande erro’, diz secretário-geral da Otan

Jens Stoltenberg também disse esperar que os países-membros da aliança militar aumentem gastos em defesa, como fez a Alemanha

Por Da Redação Atualizado em 24 mar 2022, 06h06 - Publicado em 24 mar 2022, 04h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Horas antes da cúpula extraordinária da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Bruxelas, nesta quinta-feira, 24, o secretário-geral Jens Stoltenberg disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “cometeu um grande erro ao lançar uma guerra contra a Ucrânia, uma nação soberana e independente”. Enquanto se preparava para receber os líderes de 30 países da aliança militar, ele disse esperar que outros países-membros da Otan sigam o exemplo da Alemanha e aumentem seus gastos com defesa.

    “Há um novo senso de urgência e espero que os líderes concordem em acelerar os investimentos em defesa para cumprir a promessa que fizemos”, afirmou ele.

    O secretário-geral da Otan reforçou que espera o anúncio de novos grupos de apoio militar na Bulgária, na Hungria, na Romênia e na Eslováquia, além de fornecer mais recursos à Ucrânia e intensificar ajuda a outros parceiros em risco de pressão russa.

    Stoltenberg sublinhou, no entanto, que não levará tropas para o teatro de guerra ucraniano e não atacará diretamente as forças russas no espaço aéreo. Ele repetiu ainda que “qualquer uso de armas químicas mudaria fundamentalmente a natureza do conflito”.  E acrescentou, ao final do encontro com os jornalistas: “Estamos enfrentando a mais grave crise de segurança em nossa geração”.

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participará virtualmente, após ser convidado pela aliança, mesmo seu país não sendo membro. O tema, inclusive, é principal ponto de embate entre Moscou e Kiev e, recentemente, Zelensky chegou a reconhecer que seu país presidente entender que a “porta da Otan não está aberta” para a Ucrânia.

    Mais cedo, Zelensky disse em uma de suas declarações públicas esperar “passos significativos” na rodada de cúpulas, observando que eles revelariam “quem é um amigo, quem é um parceiro e quem nos traiu por dinheiro”. O presidente ucraniano também reforçou pedidos à aliança militar por mais armas. E mencionou que seria importante uma manifestação mundial contra a guerra da Rússia na Ucrânia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.